Texto 1 homem ser essencialmente ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO CULTURA LÚDICA E EDUCAÇÃO

Prof.ª Esp.Iany Bessa


MENEZES, Iany Bessa. Cultura e Ludicidade: a vivência do brincar na formação de professores. Fortaleza. LCR, 2010.


Texto 1


Homem: Ser Essencialmente Lúdico”- (profª Iany Bessa)

A organização social das crianças sofre sérias mudanças. Podemos dizer que as brincadeiras mudaram e que há um grande encurtamento dessetempo. Acreditamos que nossas crianças têm grandes possibilidades de se desenvolverem através da ludicidade, referente a atividades prazerosas ou que tem o caráter de jogos, brinquedos e divertimentos, e que os professores podem ser mediadores dessas atividades para o desenvolvimento, contextualizando-o à medida que ele possua fundamentação teórica para compreensão do “lúdico”, desenvolvendo nacriança as suas potencialidades e possibilitando muitas reflexões.
Pensando em toda a dimensão humana, e buscando novos valores que possam valorizar a criatividade, a sensibilidade, a afetividade com certeza estaremos na direção dessa ludicidade. Por quê então a escola não pode ser o canal dessa busca, dessas vivências tão importantes na fase infantil?
Vemos a escola como umapossibilidade de usar a brincadeira como um meio prazeroso para que se desenvolva uma nova motivação para estar em sala, mais aberta ao conhecimento, além de ser local de preservação cultural. Assim a preparação do professor em práticas lúdicas, sejam elas artísticas, como a dramatização, as artes plásticas, a música, a dança ou as contações de histórias, ou a aplicação de jogos diversos, jogossimbólicos, dinâmicas corporais ou as vivências recreativas, fazem do brincar uma alternativa pedagógica, refletindo na valorização da ludicidade pelas pessoas envolvidas com a educação, no reconhecimento de que o brincar, por ser característica natural da criança, abre uma grande possibilidade de diversificação do trabalho de forma global, dentro de sala de aula, tanto para professores quanto para osalunos.
A ludicidade promove uma grande ligação do aluno com todo o processo educacional. A figura do professor, que consegue prender a atenção dos alunos em seu jogo de palavras, seus movimentos e suas vivências, fazendo uma ponte entre o conhecimento e o cotidiano das crianças, é fundamental! É dever da educação, desde a pré-escola, favorecer o potencial criativo das crianças. A educaçãoprecisa deixar de agir como receituário, para propiciar oportunidades de manifestação e expressão do espírito dos educandos, e permitir o desenvolvimento da criatividade dentro de sua cultura.

Todas as pessoas têm possibilidades criativas, suas vivências vão determinar a riqueza de detalhes na experiência. As relações sociais, hoje, carregadas do sentido do dever, da sobrevivência, deobrigações e quase sem nenhuma ligação com o prazer, nos deixam preocupadas. Devemos pensar em nossa atuação como educadores. Certamente quem reflete sobre essa prática, sente uma grande responsabilidade em pensar sobre o lúdico, buscando uma identidade, uma visão de mundo mais ampla! É grande a preocupação com a preparação dos professores nessa área, para que ele realmente possa contribuir para ocrescimento dos alunos, a maneira como ele vai ajudar a cultivar o lúdico.


Como atividade livre e espontânea, exercida pelo homem desde a mais tenra idade, a atividade lúdica é aqui compreendida como algo mantenedor de duas esferas de ação: uma individual e outra sociocultural, ambas envolvidas pela subjetividade humana (COLARES1984, p.70).

Na escola as crianças passam boaparte do seu dia, ou pelo menos a metade dele, vivendo a influência de tudo que acontece ali, dos valores transmitidos que são fundamentais na sua aprendizagem. Será que conseguimos trabalhar o potencial criativo das crianças? Suas brincadeiras? Suas expressões artísticas, seus pensamentos, seus sentimentos, as suas reações, muito dizem sobre o mundo em que vivem?
Vários estudiosos do...
tracking img