TEXTO 01 Rela Es Tnico Raciais

7349 palavras 30 páginas
Apresentação
Foreword

Relações Étnico-Raciais: pra que lado mesmo?
ETHNO-RACIAL RELATIONS:
TO WHICH SIDE ANYWAY?

E

nfocar as relações raciais no Brasil contemporâneo, como um eixo temático da revista Impulso, colocou-nos o desafio de definir um recorte teórico na vasta abrangência que o tema possibilita. São séculos de história de construção de um país em que a diversidade humana tem sido constituinte de nossa “identidade brasileira”, uma identidade plural, híbrida e inventada, que tanto permitiu a construção de uma singularidade nacional como negou o reconhecimento das múltiplas possibilidades identitárias amalgamadas na idéia desse singular.
“Identidade mestiça”, como muitos teóricos afirmaram, justificou o atraso e o trunfo na formação do Brasil e, em certa medida, desidentificou particularidades étnicas no processo tão discutido como branqueamento do País – ou, pensando nos africanos, como desafricanização de elementos culturais e identitários trazidos por estes ao país em sua diáspora forçada.
A compreensão da questão racial no Brasil tem sido uma preocupação, especialmente antropológica, presente nos estudos sobre os negros desde o final do século XIX. Entretanto, apenas nas últimas décadas a questão racial, como injustiça social, entra na pauta da política institucional voltada à superação das desigualdades socioeconômicas. Isso não implica afirmar que a dimensão política do tema seja recente; ao contrário, o político sempre esteve na base da discussão sobre raças, uma vez que essa atravessou as relações de dominação no Brasil e em outros países, mas o político estava escamoteado tanto na perspectiva médico-sanitária como na cultural. O mais recente é a tentativa de tratar a questão reconhecendo seu caráter eminentemente político, o que contribui para as ações positivas e reações negativas diante da demarcação de uma suposta identidade afrodescendente que deve ser reconhecida e, por assim dizer, favorecida.
Nos movimentos sociais negros essas questões já

Relacionados

  • DIREITO PENAL
    64022 palavras | 257 páginas