Textil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUIMICA ORGÂNICA


[pic]






















FACULDADE DE TECNOLOGIA
QUÍMICA ORGÂNICA






DISCIPLINA :

QUÍMICA ORGÂNICA













Material de apoio baseado em:
Solomons, T.W.G., Fryhle, C.B., Química Orgânica, vol. 1 e 2, 7º edição, Editora LTC, 2000.
McMurry, J., Química Orgânica, vol. 1 e 2, 6º edição, Editora Thomson, 2005.
Barbosa,L.C.A., Química Orgânica, uma introdução para as ciências agrárias e biológicas, Editora UFV, 2003.



|Sumário |
|1. Introdução |
|1.1. Histórico|
|1.2. Compostos de Carbono |
|1.3. Considerações Finais |
“A VIDA É QUÍMICA ORGÂNICA”

(T.W. Graham Solomons & Craig B. Fryhle)

Há muito que os cientistas têmse preocupado com a questão de como a vida começou na Terra, e se existe vida em algum outro lugar no universo. Há alguma evidência de que no início da história da Terra muitos compostos orgânicos necessários para o surgimento da vida foram criados quando relâmpagos passavam pela atmosfera da Terra. Outra evidência sugere que a vida começou nas profundezas do oceano, onde saídas de jatos quentespoderiam ter suprido a energia para as reações entre matérias-primas que levaram há moléculas de base carbono. Há ainda uma outra
Recentemente, a possibilidade de se encontrar moléculas orgânicas no espaço inter-estrelar e em meteoritos de Marte, trouxe uma excitação mundial, aumentando o interesse pela idéia de que, de fato, poderia existir vida além da incubadora azul e verde de nossa TerraOs tipos de moléculas orgânicas encontradas em alguns meteoritos incluem aminoácidos, dos quais são feitas as proteínas, e moléculas de lipídios, a partir das quais podem ser formados os compartimentos moleculares chamados de vesículas.
Certos meteoritos continham em média 7% de matéria orgânica por peso. Algumas estimativas indicam que uma quantidade de material orgânico (1020 g) maior que oexistente no total da biomassa presente na Terra (1018 g) poderia ter sido depositada na Terra há 300 milhões de anos, através de meteoritos contendo carbono. Estes meteoritos teriam fornecido bastante matéria-prima orgânica para iniciar a vida.
O mais importante em todas as teorias é a idéia de que as moléculas orgânicas são o coração da vida – tanto a existência de vida na Terra como apossibilidade de vida em algum outro lugar.




[pic]


Embora os processos químicos tradicionais tais como a fabricação de sabões, o uso de corantes, a fermentação e refinação de açúcar fossem conhecidos e usados em larga escala há muitos séculos, poucos compostos orgânicos em estado puro eram conhecidos no começo do século XIX. A obtenção de álcool etílico razoavelmente puro era conhecida noséculo XI, e a produção de éter sulfúrico a partir de álcool e ácido sulfúrico foi descoberta no século XVI.
Os ácidos carboxílicos conhecidos há mais tempo são:

➢ O ácido fórmico: obtido da destilação de forrnigas a seco, e o ácido acético, da destilaçao de vinagre.
➢ O ácido benzóico: sublimado a partir de uma goma natural
➢ O ácido succínico: produzido da sublimação de âmbar. Amaior parte da literatura da química orgânica há 200 anos era descritiva, com ênfase em fontes vegetais ou animais e no valor medicinal das várias preparações.

A química orgânica é a química dos compostos de carbono. Os compostos de carbono são os centros de vida neste planeta. Os compostos de carbono incluem os ácidos desoxirribonucléicos (DNAs), as moléculas helicoidais gigantes que contêm...
tracking img