Testo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 DE EXTENSÃO - PROCESSOS GERENCIAIS: GERENCIAMENTO EM FOCO: ATITUDES EMPREENDEDORAS
WEB AULA 1
Unidade 1 – Empreendedorismo e Plano de Negócios / Marketing, Composto de Marketing e o Produto
APRESENTAÇÃO
Olá, caro(a) aluno(a), sou Profª Larissa Zamarian Ducci e Prof. Luis Claudio Perini.  Estamos, aqui, novamente juntos, para reforçar alguns conceitos já estudados por você. Será uma oportunidadede entender a importância do empreendedorismo e da elaboração de um plano de negócios na vida de um empreendedor.  Vamos entrar em questões que podem acontecer no dia a dia de qualquer um, pois nosso propósito será utilizar os conceitos já estudados e também para lançar alguns desafios. Você está pronto(a)? Então, vamos lá!!
OBJETIVO:
Você será levado a entender o conceito de empreendedorismo eintraempreendedorismo e sua relação com o processo empreendedor e também na elaboração de um Plano de Negocios. Terá oportunidade de desenvolver conhecimento sobre os tópicos que compõe um Plano de Negócios e também como um empreendedor utiliza seus conhecimentos para identificação e seleção de oportunidades, .
· Levar a conhecimento dos alunos os conceitos inerentes ao tema empreendedorismo, bemcomo associá-los a tomada de decisão na identificação e gerenciamento de novos negócios, e ressaltar a importância do planejamento.
· Identificar e caracterizar o Empreendedorismo, o empreendedor e o processo empreendedor.
· Discutir sobre Oportunidades de Negócios e a importância do planejamento.
· Compreender sobre como montar um negócio, incluindo como montar um plano de negócios, e como buscarassessoria para constituir uma empresa
· Propiciar ao estudante uma revisão dos conhecimento relativas ao Motivar o discente na busca pelo conhecimento e alcance de resultados satisfatórios, mediante questões aplicadas pelo exame de avaliação do ENADE.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I:
WEB AULA 1
· Oportunidades de negócios.
· Macro economia e globalização
· Avaliação de riscos;
· Análisemercadológica;
METODOLOGIA:
Os conteúdos serão ministrados através de web-aulas, utilizando-se de estudos de casos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
Ao final desta web-  aula, o aluno terá condições de entender a importância do empreendedorismo como uma ferramenta para planejamento de um empreendimento. Além disso, compreenderá a importância do Plano de Negócios como  um documento formal deste planejamento.OPORTUNIDADES!!! IDEIAS!!!! QUAL A DIFERENÇA?
[pic]Quando falamos em empreendedorismo, ou melhor, em empreendimento, muitas são as “ideias” que podem nos vir à cabeça quanto ao que fazer, porém, uma oportunidade é algo muito diferente, está mais relacionada com algo oportuno a fazer. Pode até ser proveniente de uma ideia a qual será moldada de acordo com a necessidade, ou simplesmente algo que deveser feito.
O texto, abaixo, disponível em:
O segredo é não se prender a ideias, mas a oportunidades. Mas qual é a diferença entre ideia e oportunidade? A primeira é algo livre, espontâneo, que não tem comprometimento com nada e em dar certo. É fruto da criatividade e de descobertas. Já a segunda, é uma ideia trabalhada, analisada, calculada e, se possível, testada, que tem chances de sucesso, poisenvolve uma análise econômica de investimentos e retorno potencial.”
[pic]Muitos dos negócios de sucesso que estão por aí nem sempre foram baseados em ideias maravilhosas, mas tratavam de oportunidades incríveis, de preenchimento de lacunas em determinados segmentos, de vender produtos e serviços atendendo demandas específicas de um nicho de mercado.
O segredo do sucesso de muitos negócios está napercepção e curiosidade do empreendedor em entender as necessidades não atendidas dos mercados e em desenvolver rapidamente produtos e serviços que atendam estas necessidades, ou seja, está na captura de oportunidades.
Quer saber como podemos identificar algumas fontes de oportunidades? Ver algumas fontes de ideias? Que a oportunidade deve se ajustar ao empreendedor... Ah!! Vamos lá! Entre no...
tracking img