testo de apoio admnistracao

15317 palavras 62 páginas
CAPÍTULO I. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO

As mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Neste contexto, o crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem fronteiras.
Antes de iniciarmos o estudo das teorias administrativas faremos uma breve introdução a alguns assuntos relacionados às organizações e a administração sendo que mais adiante trataremos os temas com maior profundidade.

1.1. A Administração e a Organização
Segundo Maximiano, podemos definir que a Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos.
A Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização. É um processo de tomar decisões sobre objectivos e recursos.
A Fig. 1 apresenta um diagrama mostrando as principais componentes das organizações. Portanto, uma organização é um sistema que transforma recursos em objetivos (produtos e serviços).
Fig. 1 - Principais componentes das organizações

Desta forma, objectivos e recursos são as palavras chaves na definição de administração e também de organização.
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum objectivo (ou conjunto de objectivos).
Além de objectivos e recursos, as organizações tem dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho. Por meio dos processos, a organização transforma os recursos para produzir os resultados. Um processo é um conjunto ou sequência de actividades interligadas, com começo, meio e fim, que utiliza os recursos, como trabalho humano e equipamentos, para fornecer produtos e serviços.
A divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização. Quando se juntam as tarefas especializadas, realizam-se produtos e serviços que

Relacionados

  • Apostila Mpu Completa
    288775 palavras | 1156 páginas