Testes estatísticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Testes

Primeiramente, deve-se decidir qual a família de teste a ser usado.

Quando se está estudando a relação/correlação entre mais de uma variável, usam-se o teste Pearson (r) ou Spearman (rs){família Pearson}.

Quando se está estudando dados qualitativos nominais, usam-se os testes Qui-quadrado (χ2), exato de Fisher (Não tem símbolo) ou Correção de Yates (não tem símbolo, escreve-seCorreção de Yates mesmo) {família Qui-quadrado}.

Quando se está estudando dados contínuos, como médias de notas escolares, por exemplo, e só há duas amostras, usam-se os testes Wilcoxon (T),Mann-Whitney (U), Teste t para amostras relacionadas (t) ou Teste t para amostras independentes (t) {família Teste t}.

Se os dados analisados forem da mesma situação que os da família anterior, mas houvermais de dois grupos, usam-se os testes de análise de variância ANOVA (F), Friedman (Fr) ou Kruskal-Wallis (H) {família análise de variância ou família ANOVA}.

PARAMETRIA

Família Qui-quadrado nãotem teste paramétricos, todos são não paramétricos. Para saber se deve ou não utilizar um teste paramétrico nos demais casos, deve-se tomar cuidado com alguns critérios:

• Veja quantosindivíduos você tem na amostra (quantas linhas do Bioestat você usou). Se estiver comparando duas variáveis (família Pearson), considere usar um teste paramétrico para no mínimo 12 indivíduos, se estivertrabalhando com apenas uma variável ou estiver fazendo uma análise de variância, considere usar um teste paramétrico para no mínimo 15 indivíduos. Se as amostras não forem do mesmo tamanho, considere otamanho da menor amostra.

• Se a amostra for do tamanho mínimo, faça o teste de Shapiro-Wilk. Se todos os valores de p forem maior que 0,05 (isso significa que a distribuição é normal), faça oteste t para verificar se há homocedasticidade (no caso de análise de variância, faça o teste ANOVA). No teste t, aparece escrito HOMOCEDASTICIDADE ou HETEROCEDASTICIDADE. Se aparecer o primeiro, use...
tracking img