Testes de performance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TESTES DE PERFORMANCE

Teste de Ruffier-Dickson


O nível aeróbio que este teste pretende revelar indica-nos a capacidade de mantermos um esforço de longa duração, bem como a rapidezda nossa recuperação no seu final. O mesmo pode exprimir a capacidade que o nosso coração possui para bombear o sangue pelo organismo, e a maior ou menor facilidade com que o organismo se oxigena.Para ilustrar, o exemplo mais típico é de quando temos de subir quatro andares pelas escadas. Possuindo uma capacidade aeróbia boa ou razoável, conseguimos subi-los sem parar e sem chegarmosterrivelmente ofegantes. Note que não interessa a rapidez da passada, que cada qual adapta às suas possibilidades. No cimo, teremos uma recuperação mais ou menos rápida do ritmo cardíaco e da respiração.Caso contrário, chegaríamos muito incomodados, com o coração aos “pulos”, e ficaríamos algo frustrados, sem alento, durante algum tempo. Este teste não mede a força física, mas sim a capacidade derealizar um esforço contínuo cuja duração dependerá do estado do nosso organismo.


Para realizar o teste de Ruffier-Dickson é necessário um cronómetro ou um relógio que indique os segundos. Écomposto por três fases que se realizam consecutivamente:
• P0 – Meça a sua pulsação em descanso, de preferência após um período de inactividade física e de descontracção emocional,
• P1 –Faça 30 flexões de pernas durante 45 segundos: de pé, com as mãos apoiadas numa mesa, flicta os joelhos com as pernas em ângulo agudo e suba novamente.
Meça a pulsação logo após este esforço(meça-a durante 20 segundos e multiplique o resultado por 3.
• P2 – Torne a medir a pulsação 60 segundos após ter terminado o exercício.

Como medir? IRD = R = (P0 + P1 + P2 - 200) /10
Comointerpretar os resultados? 0 a 3 – Boa condição física; 3 a 6 – resultado médio; 6 a 8; resultado medíocre; acima de 8 – mau resultado.
R < 0 - excelente,
0 < R < 5 - muito bom,
5 <...
tracking img