Testes capacidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Testes de Agilidade

Segundo (JOHNSON & NELSON, 1975) a agilidade pode ser definida, como a valência física que possibilita a mudança de posição corporal ou de direção do movimento no menortempo possível como um dispêndio mínimo de energia.

Shuttle-Run (JOHNSON & NELSON, 1975)

Finalidade: avaliar a agilidade;

Porção corporal envolvida:todo o corpo;

Protocolo: fazer duasmarcas no solo, separados, de 9,14 cm cada uma. A linha mais próxima do avaliado será a linha de partida e a outra a linha de referência, depois dai qual os dois blocos serão colocados. O avaliadocoloca-se em posição semiflexionado com um afastamento antero-posterior das pernas (com o pé o mais próximo possível da linha de partida). Para iniciar o teste, o avaliado dará a vez de comando "Atenção!Já" acionando concomitantemente o cronômetro. O avaliado, em ação simultânea, corre na sua maior velocidade possível até o bloco, pega um deles, retorna a ponto de partida, e deposita entre o bloco atrásda linha de partida. Sem interromper a corrida, vai a busca do segundo bloco procedendo da mesma forma.

Resultado: o teste estará terminado e o cronômetro parado quando o avaliado colocar o ultimobloco no solo e ultrapassar, com pelo menos um dos pés, as linhas que delimitam os espaços demarcados.

Observações: o bloco não pode ser jogado, mas colocado no solo, sempre que haver erros naexecução, o teste será interrompido e refeito novamente.

Precauções: explicar ao avaliado todos os detalhes do teste, pois este é de alguma complexidade na execução.

Teste de Coordenação Olho-PéPara MELLO (1993), a coordenação é definida como a qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução, levando-o a uma integração progressiva de aquisições, favorecendo-o auma ação ótima dos diversos movimentos musculares na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia.

Chute à meta (JOHNSON & NELSON, 1975).

Finalidade:...
tracking img