Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade III

COMUNICAÇÃO APLICADA Ç

Profa. Heloisa Helena Ribeiro de Castro

O poder da comunicação
Quando falamos de “indústria cultural”, estamos nos referindo à exploração comercial dos recursos da comunicação. Escola de Frankfurt – Adorno e Horkheimer. “Obras são negócios, ideologia. Fins comerciais realizados por meio de sistemática e programada exploração dos bens consideradosculturais.”

Características da indústria cultural
Integração vertical dos consumidores. Adapta e determina o consumo. Cultura de massa (não é espontânea). Falsifica as relações entre os homens. Cria necessidades quantitativas e não qualitativas, que são legitimadas por convenções sociais. Impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de decidir ou julgar conscientemente. Processos de manipulação
A indústria cultural é formada por 2 processos: 1. processo de mecanização (trabalho);

Fonte: www.officemicrosoft.com

2. fabricação de produtos para a distração (sucessão automática de operações tal qual o trabalho).

Propósitos
A indústria cultural: pretende tolher a consciência das massas (utilizando a consciência indutiva – manipulação por meio de índices);objetiva instaurar o poder de mecanização sobre o homem; promete e não cumpre (por exemplo, propagandas); cria simulacros (relação entre realidade e aparência).

A manipulação da linguagem
“É próprio da comunicação contribuir para a modificação dos significados que as pessoas atribuem às coisas” (Bordenave, 1982). “E, através da modificação de significados, a comunicação colabora natransformação das crenças, dos valores e dos comportamentos” (Bordenave, 1982). Imposição de uma nova linguagem (colonização e imperialismo). Censura.
Imposição de novos significados.

Interatividade
Quando nos referimos à indústria cultural, estamos falando: a) De uma integração vertical entre os consumidores. b) Da exploração comercial dos recursos da comunicação. c) Da criação de necessidadesquantitativas e não qualitativas. d) Da criação de simulacros. e) Todas as alternativas estão corretas.

Resposta
Alternativa “e”.

Técnicas de persuasão
Generalidades brilhantes: “Raro prazer”, “Sabor que conquista”, “Delicadamente feminina”, “Dá mais vida para a sua casa”.

Fonte: http://mdk09d.files.wordpress.com

Técnicas de persuasão
Expressões gregárias: “9 de cada 10 estrelas usam...”,“Todo mundo usa!”, “Todos sabem o que é bom”.

Fonte: www.havaianas.com

Fonte: www.unilever.com.br

Técnicas de persuasão
Testemunho ou transferência de prestígio.

Fonte: www.jorwiki.usp.br

Fonte: www.correio24horas.com.br

Técnicas de persuasão
Mostrar só o lado positivo: “O importante é ter Charm”.

Fonte: imgs.obviousmag.org

Fonte: quasepublicitarios.files.wordpress.com Técnicas de persuasão
Esforço recompensa: se você é inteligente... Palavras de países que servem como modelo: França, Estados Unidos. Rótulos ou etiquetas: aqui, a utilização é tanto positiva quanto negativa (propaganda política e propaganda comercial, respectivamente). De um lado: “subversivo”, “agitador”. Do outro: “líder”, “campeão”, “o melhor”.

Técnicas de persuasão
Utilização deeufemismos: “mundo livre”, “interdependência”, “transferência de tecnologia”.

Fonte: www.fabiocampana.com.br Fonte: www.africanidade.com

Técnicas de persuasão
Lavagem cerebral: condicionamento efetivo que se consegue por meio de ameaças x recompensas: “Se for bonzinho, vai para o Céu; se for mal, vai para o inferno”.

Fonte: www.u-s-history.com/pages/h1740.html

Interatividade
Apropaganda pode utilizar diversos meios de persuasão. Nas alternativas que seguem, quais são esses meios? a) Generalidades brilhantes, expressões gregárias e transferência de prestígio. b) Unilateralidade, coação e esforço x recompensa. c) Rótulos, eufemismos e ambiguidade. d) Expressões gregárias, rótulos e generalidades brilhantes. brilhantes e) NDA.

Resposta
Alternativa “d”.

Outras...
tracking img