Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA DE LEON FESTINGER

A teoria da dissonância cognitiva é um estado psicológico que descreve o sentimento desconfortável que surge da diferença entre aquilo que oindivíduo acredita ser verdade e aquilo que o indivíduo sabe ser verdade. O termo dissonância cognitiva descreve pensamentos conflitantes com as crenças pessoais. Ela fez com que desencadeasse muitosexperimentos em psicologia social. Possui valor heurístico e, descobriu fenômenos de formação e mudança de atitudes.
Esta teoria tem recebida muita crítica, a maioria negativa, mas tem um valor e umgrande apoio empírico que recebe através de experimentos realizados para testar suas proposições.
O ponto central desta teoria é que nós procuramos um estado de harmonia em nossas cognições. Cogniçãoé qualquer conhecimento, opinião ou crença, em relação ao ambiente, à pessoa e ao seu comportamento. Quando os elementos cognitivos são relevantes, diz-se que estão em dissonância se, considerando-seapenas os dois, o contrário de um seguir-se do outro.
Havendo dissonância cognitiva o indivíduo tenta reduzi-la ou eliminá-la e se comporta de forma a evitar acontecimentos que a aumentam e que aprovoquem. A intensidade dela varia de acordo com a importância, e só pode ser reduzida ou eliminada se houver acréscimo de novas cognições ou mudança das cognições existentes. Caso não haja acréscimoou mudança, recorre-se a comportamentos que levam ao um estado consoante.
Duas grandes contribuições aprimoraram a teoria. Uma de Brehm e Cohen e outra de Aronson. A de Brehm e Cohen foi a deressaltar dois pontos importantes: um é a idéia de compromisso para manifestação para reduzir a dissonância, o outro, é a noção de volição, como elemento determinante da existência da dissonância. Acontribuição de Aronson é que ele ressalta o papel do eu (self). Para ele, dissonância decorre do fato de nós não gostarmos de parecermos estúpidos ou imorais.
Uma das preocupações de Festinger é sobre a...
tracking img