Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
Extreme Programming: visão geral
Extreme Programming, ou XP, é um processo de desenvolvimento de software voltado para: • Projetos cujos requisitos são vagos e mudam com freqüência; • Desenvolvimento de sistemas orientados a objeto; • Equipes pequenas, preferencialmente até 12 desenvolvedores; • Desenvolvimento incremental (ou iterativo), onde o sistema começa a ser implementado logono início do projeto e vai ganhando novas funcionalidades ao longo do tempo. Existe uma categoria de processos de desenvolvimento conhecida como Processos Ágeis de Desenvolvimento, dentro da qual o XP e outros processos se encaixam. Eles compartilham a premissa de que o cliente aprende sobre suas necessidades, na medida em que é capaz de manipular o sistema que está sendo produzido. Com base nofeedback do sistema ele re-avalia as suas necessidades e prioridades, gerando mudanças que devem ser incorporadas ao software. O aprendizado é importante, porque permite que o cliente direcione o desenvolvimento de modo que a equipe produza sempre aquilo que tem o maior valor para o seu negócio. O XP é um processo de desenvolvimento que busca assegurar que o cliente receba o máximo de valor de cadadia de trabalho da equipe de desenvolvimento. Ele é organizado em torno de um conjunto de valores e práticas que atuam de forma harmônica e coesa para assegurar que o cliente sempre receba um alto retorno do investimento em software.

21

Extreme Programming

Valores do XP
O XP se baseia em quatro valores fundamentais: • Feedback • Comunicação • Simplicidade • Coragem Quando o cliente aprende como sistema que utiliza e re-avalia as suas necessidades, ele gera feedback para a equipe de desenvolvimento. Isto é, ele realimenta a equipe com alterações nas necessidades que ainda serão implementadas e, eventualmente, naquelas que já fazem parte do software. O feedback é o mecanismo fundamental que permite que o cliente conduza o desenvolvimento diariamente e garanta que a equipe direcione assuas atenções para aquilo que irá gerar mais valor. Para que o cliente possa compartilhar o seu aprendizado com a equipe, é necessário que ele utilize permanentemente o valor da comunicação. A comunicação entre o cliente e a equipe permite que todos os detalhes do projeto sejam tratados com a atenção e a agilidade que merecem. O XP procura assegurar que a comunicação ocorra da forma mais direta eeficaz possível. Sendo assim, ele busca aproximar todos os envolvidos do projeto de modo que todos possam se comunicar face-a-face ou da forma mais rica que for viável. A comunicação, embora seja essencial, não é suficiente para garantir que o cliente possa aprender durante o projeto e gerar feedback rapidamente. Também é necessário que a equipe compreenda e utilize o valor da simplicidade, que nosensina a implementar apenas aquilo que é suficiente para atender a cada necessidade do cliente. Ou seja, ao codificar uma funcionalidade devemos nos preocupar apenas com os problemas de hoje e deixar os problemas do futuro para o futuro. Não devemos tentar prever o futuro, pois raramente acertamos nas previsões. Ao evitar especular sobre o que acontecerá amanhã, ganhamos tempo e permitimos que ocliente tenha acesso à funcionalidade mais rapidamente. Isso permite que ele a utilize no seu negócio, gerando valor para ele e tornando viável que ele dê feedback para a equipe o quanto antes.

22

Capítulo 1 • Extreme Programming: visão geral

Eventualmente, com base no feedback, a equipe poderá fazer generalizações quando elas se fizerem necessárias. Neste caso, entretanto, elas virão na formade uma necessidade explícita e não como a especulação de algo que poderia vir a ser necessário no futuro. Dado que o sistema é desenvolvido de forma incremental, a equipe está continuamente fazendo a manutenção do software e criando novas funcionalidades. Em muitos casos, ela irá alterar algo que vinha funcionando corretamente, o que leva ao risco de gerar falhas no sistema. Por esta razão, a...
tracking img