Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
10/09/2009

Parte 2 Requisitos de Software
“A parte mais árdua na construção de um sistema de software é decidir o que construir. Nenhuma outra parte do trabalho compromete mais o sistema se for feito de forma imprópria. Nenhuma outra parte é mais difícil de corrigir a posteriori”.
F. P. Brooks Jr, “No Silver Bullet: Essence and Accidents in Software Engineering”, IEEE Computer, abril 1987.EA976 – Prof. Eleri Cardozo – FEEC/Unicamp

Requisitos de Software
Requisitos são propriedades desejáveis para um sistema de software. Um requisito pode ser mensurável (ex., tempo médio de atendimento de requisições), ou avaliado subjetivamente (ex., qualidade da documentação). Requisitos são descritos em diferentes níveis de abstração: • Requisitos de usuário: especificam em linguagemnatural as funções que o sistema deve prover ao usuário final; • Requisitos de sistema: especificam em linguagem natural (mais estruturada) as funções e restrições (especificação funcional) para que o sistema de software seja capaz de atender os requisitos de usuário.

EA976 – Prof. Eleri Cardozo – FEEC/Unicamp

1

10/09/2009

Requisitos Funcionais e Não Funcionais
Requisitos funcionaisdescrevem as funcionalidades ou serviços que se espera do sistema (funções precípuas do sistema). Exemplo: “o sistema deve notificar o requisitante por e-mail quando sua requisição estiver disponível para retirada”. Requisitos não funcionais são requisitos não diretamente relacionados às funções precípuas do sistema. Exemplos: requisitos de confiabilidade, robustez, eficiência e segurança.

EA976 –Prof. Eleri Cardozo – FEEC/Unicamp

Requisitos Não Funcionais
De acordo com sua procedência, os requisitos não funcionais podem ser classificados em: • Requisitos de produto: relacionados ao comportamento do produto tais como facilidade de uso, eficiência (desempenho, recursos exigidos), confiabilidade, portabilidade. • Requisitos organizacionais: relacionados às organizações do cliente e dofornecedor tais como práticas, padrões e restrições contratuais e de projeto. • Requisitos externos: relacionados a restrições impostas por fatores externos ao sistema tais como restrições de interoperabilidade, éticas e legais.
EA976 – Prof. Eleri Cardozo – FEEC/Unicamp

2

10/09/2009

Requisitos de Usuário
Requisitos de usuário especificam o comportamento externo do sistema sob aperspectiva do usuário (humano ou não). Problemas na identificação dos requisitos de usuário: • Falta de clareza ou ambiqüidades, por serem descritos em linguagem natural (ex.: “o usuário deve ser alertado sobre operações perigosas”); • Confusão entre requisitos funcionais, não funcionais e objetivos do sistema (ex.: “o sistema deve facilitar a solicitação de declarações”); • Fusão de requisitos onde umúnico requisito é na verdade uma condensação de vários requisitos (Ex.: “O sistema deve permitir ao usuário escolher a imagem a ser processada (dentre os diversos formatos permitidos) por meio de um file chooser”).
EA976 – Prof. Eleri Cardozo – FEEC/Unicamp

Requisitos de Sistema
Requisitos de sistema (funcionais, não funcionais e de domínio) descrevem mais detalhadamente os requisitos de usuário.São base para um contrato de implementação do sistema. Problemas na identificação dos requisitos de sistema: • Requisitos de sistema ainda são descritos em linguagem natural acompanhada de diagramas ilustrativos (a ambiqüidade persiste); • Idealmente, os requisitos de sistema não devem conter decisões de projeto, mas requisitos impostos pela arquitetura e sistemas legados acabam sendoincorporados nos requisitos de sistema.

EA976 – Prof. Eleri Cardozo – FEEC/Unicamp

3

10/09/2009

Requisitos de Interfaces Externas
Interfaces externas estabecem requisitos para que o sistema possa interoperar com outros sistemas e com os usuários humanos (são, portanto, requisitos de sistema). O IEEE classifica as interfaces externas em: • Interfaces de usuário; • Interfaces de hardware; •...
tracking img