Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Estudo da Salinidade Óptima para a Eclosão da Artemia salina

Carmo, A.F.1 (18902); Guerreiro, C.1 (19114);Martins, S.1 (18815)

1Universidade de Évora, Licenciatura em Ciências doAmbiente.

Resumo
A Artemia salina é um pequeno crustáceo que habita em lagoas temporárias de águas salobras e salgadas. Pode viver em abundância em águas hipersalinas (até 300‰) onde outras espéciesnão têm tal tolerâncias à salinidade (Barnabé, 1994). A Artemia salina possui o melhor sistema de osmorregulação existente no reino animal.
Artemia salina pode apresentar dois modos de reprodução,que se excluem entre si: reprodução bissexual ou reprodução partenogénica. Os cistos podem ser hidratados e incubados em água doce fortemente arejada e iluminada, eclodindo 12 a 24 horas depois a 27ºC(Barnabé ,1994).
Estudou-se, no laboratório de ecologia aquática, na universidade de Évora, a salinidade óptima para a eclosão dos cistos da Artemia salina. Para tal elaboraram-se quatro ensaios comdiferentes salinidades (15‰ , 25‰, 35‰ e 45‰). Observaram-se as alterações em cada ensaio e registaram-se as eclosões nas diferentes salinidades. Procedeu-se ao tratamento dos resultados através doteste estatístico Anova.

*pequena introdução da artemia
*objectivo e a maneira cm s fez(introdutória ao trabalho)
*conclusao

Palavras-Chave
Artemia salina , eclosão, salinidade óptima,temperatura

Introdução
A Artémia (Artemia salina) é uma espécie pertencente ao filo Arthropoda e à classe dos crustáceos, habitam águas salgadas normalmente lagos salobros. É considerada umaespécie cosmopolita que se adapta facilmente a diversos tipos de ambientes, com grandes variações de salinidade, temperatura e de oxigénio dissolvido.
É uma espécie rica em proteínas, vitaminas (caroteno) esais minerais, por isso são utilizadas em larga escala em cultivo de camarões e peixes na fase larval, acelerando o crescimento dos animais.
A reprodução desta espécie pode acontecer por...
tracking img