Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A partir do Século XIV e XV, a Europa passou por profundas transformações econômicas, sociais e políticas, dando fim ao Feudalismo e levando ao surgimento do modo capitalista de produção. Um modosocioeconômico baseado na propriedade privada, que favoreceu a criação de duas classes sociais distintas: Classe Capitalista (detentora dos meios de produção) e a Classe trabalhadora (mão de obra paraexecução das atividades). A partir daí, a discrepância social entre ambas as classes passam a se tornar cada vez mais presentes, intensificando a riqueza dos ricos bem como a pobreza dos pobres. Decontrapartida, a Igreja Católica se insere nessas contradições controlando todo o processo de ajuda e benefícios aos menos favorecidos, praticando uma assistência voltada para a caridade, ainda que sendopatrocinada pela ordem burguesa vigente, mantendo assim o assistencialismo como ferramenta de suas atividades.
. A primeira grande regulação da assistência social no país foi a instalação doConselho Nacional de Serviço Social - CNSS, criado em 1938, sendo a primeira forma de presença da Assistência Social na burocracia do Estado brasileiro. Já em 1942, foi criada a Legião Brasileira deAssistência (LBA), que serviria como órgão de colaboração junto ao Estado, para cuidar dos Serviços de Assistência Social, para atender às famílias de combates da segunda guerra mundial. Como reflexo dasmudanças ocorridas nessa época, em 1942 foi instituído o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). E em 1943 foi promulgada a Consolidaçãodas Leis do Trabalho (CLT).
Um marco da história da assistência social, em nosso país, foi a Constituição Federal de 1988 que a incluiu como política pública de proteção social, dever do Estado edireito do cidadão, compondo a seguridade social.
Em 1993, aconteceu a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS - Lei Federal nº 8742, que regulamentou artigos constitucionais e deu...
tracking img