Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste de Carga A finalidade do teste de carga é determinar como a webApp e seu ambiente do lado do servidor responderá a várias condições de carga. Neste tipo de teste são utilizadas como condiçõesde teste as seguintes variáveis:   

Número de usuários concorrentes (N); Número de transações on-line por usuários por unidade de tempo (T); Carga de dados processados pelo servidor por transação(D).

À medida que o teste é feito, são realizadas permutações nas variáveis de acordo com os limites de operação normal do sistema e coletas uma ou mais das seguintes medidas:    Resposta médiado usuário; Tempo médio para o download de uma unidade padronizada de dados; Tempo médio para processar uma transação.

O teste de carga também pode ser usado para avaliar a velocidade de conexãorecomendada para usuários através da seguinte fórmula:
P=NxTXD

Por exemplo, (Pressman, 2011) vamos considerar um site de notícias popular. Em um momento, 20 mil usuários concorrentes enviam umasolicitação (uma transação, T) a cada 2 minutos em média. Cada transação requer que a aplicação faça o dowaload de um novo artigo que na média tem um tamanho de 3k bytes:

P = [ 20.000 x 0,5 x 3 kb] /60 = 500 kbytes/segundo = 4 megabits/segundo

Desta forma a conexão de rede do servidor teria, portanto, de suportar essa taxa de transferência de dados e deveria ser testada para assegurar quefosse capaz disso.

Teste de Esforço (stress) O teste de esforço é uma continuação do teste de carga, e desta forma utilizam as mesmas variáveis: T, N, D, porém com seus limites operacionais excedidos.A finalidade deste teste é responder as seguintes questões:

O sistema degrada ou o servidor desliga quando é excedida a capacidade normal de operação?

O software servidor gera mensagens“servidor não disponível”? De uma maneira geral os usuários ficam cientes de que não podem acessar o servidor?

O servidor coloca as requisições por recursos em fila e esvazia a fila quando a demanda de...
tracking img