Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intervenções do Psicólogo Forense em Situação de Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente


Resumo: A violência doméstica se configura como uma agressão ou violência praticada dentro do contexto de uma relação interpessoal significativa. O presente artigo tem como objetivoelucidar algumas intervenções psicológicas em situações de violência contra a criança e o adolescente,apresentar sua tipologia e conseqüências psicológicas. A partir dessa visão, identificar mecanismos que possam atenuar essa incidência no ambiente familiar. A literatura especializada tem se ocupado em estudar suas formas de expressão, levantar hipóteses e causas que a sucedem. A Psicologia Jurídica ou Forense se propõe em atuar a partir de uma abordagem multimodal, que utiliza programas psicológicos,intervenções comunitárias juntamente com a Justiça visando minimizar os efeitos de tal violência a partir de uma atuação multiprofissional.


Palavras-Chave: Violência doméstica, Criança e Adolescente, Intervenções Psicológicas


Considerações Iniciais
Na sociedade atual a violência se apresenta de forma tão usual e rotineira que acreditamos saber muito sobre ela. Muitas pessoas sãoatingidas como vítimas diretas ou vivenciam situações em que fazem parte de forma mais indireta. A violência é um fenômeno que está presente em diversas relações e camadas sociais, inclusive no ambiente familiar.


Acredita-se que a violência seja uma condição quase indissociável da atualidade. Desse modo, o que existe é uma violência banalizada, desconhecida, velada, que suprime a capacidade dosindivíduos de pensarem criticamente e faz com que muitos adotem um comportamento de comodismo frente à covardia, ao descaso e ao cinismo.


Esse tipo de comportamento é representado por atos, ações ou omissões praticados por adultos que fazem parte do contexto familiar em que a vitima está inserida. Essa transgressão é decorrente do abuso do poder familiar que tais adultos possuem, isto é, odireito da criança e do adolescente é desconsiderado, impedindo de serem tratados como sujeitos de modo peculiar.


A violência doméstica apresenta muitas faces, dentre elas: a violência física, violência psicológica, violência contra a criança e o adolescente. As pesquisas apontam que os indivíduos do sexo masculino são os principais proponentes dessa prática que acontece na família e queafligem muitas crianças e adolescentes que perdem a referência em seus lares e, consequentemente, sofrem prejuízos na sua estrutura de personalidade.


Violência Doméstica e suas Conseqüências Psicológicas


De acordo com MINAYO (2002) a violência doméstica contra a criança e o adolescente pode ser considerada como uma das formas de manifestação de violência, caracterizada como aquela que éexercida na esfera privada.


A família, como lugar de proteção e cuidado, é, em muitos casos, um mito. Muitas crianças e adolescentes sofrem ali suas primeiras experiências de violência: a negligência, os maus-tratos, a violência psicológica, a agressão física, o abuso sexual. (BOCK, 2002).


O fenômeno da violência doméstica contra a criança e o adolescente é universal, atinge todas ascamadas na sociedade, desconstruindo para a vítima a representação social da família, que outrora era um lugar de acolhimento, atenção, cuidado e provimento de suas necessidades. A vítima perde o direito de ser criança e sente-se desprotegida no seio do seu lar.


O destaque dado à violência na família e, em particular, contra a criança e o adolescente, tem seu fundamento pelo fato de se constituirno embrião da violência social de maneira geral. Enfatizando: na unidade familiar encontra-se o laboratório sórdido das perversidades. (FIORELLI,2011).


A violência em família pode acarretar uma enorme gama de conseqüências para a criança, e esses efeitos variam do físico- ferimentos externos ou internos – ao psíquico- distúrbios mais ou menos graves que podem envolver agressividade,...
tracking img