Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

INOVAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA

Leonardo Vinicius Correa Pinto
Renato Renan Michel
Túlio Henrique Vigato Segundo

São Paulo
2012
Sumário

2. Principais Mercados: 3
3. Principais Empresas 4
4. Inovações 4
5. Referências Bibliográficas 5

1. Escolher um produto ou setor
Setor escolhido: Automobilístico
2.Principais Mercados:

A indústria automobilística tem enorme relevância na economia mundial, movimentando cerca de US$ 2,5 trilhões por ano. Por causa desses valores e de seu forte efeito multiplicativo, atribui-se a ela 10% do PIB dos países desenvolvidos.
Os números de consumo de matéria-prima não são menos impressionantes. Estima-se que 50% do total de borracha, 25% do total de vidro e 15% do total deaço produzidos no mundo se destinem a essa indústria. Para movimentar essa gigantesca engrenagem, mais de 08 milhões de funcionários estão empregados diretamente e, para cada emprego direto, mais de cinco indiretos são gerados.
Além da importância na economia, a indústria automobilística tem sido precursora no desenvolvimento de novas tecnologias e, mais notadamente, em novos modelos de gestãofabril. No último século, ela foi o berço das principais mudanças ocorridas no processo produtivo de toda a cadeia industrial, fundando o que, hoje, conhecemos como Indústria Moderna.
Estima-se que 77% do crescimento mundial entre 2008 e 2015 será concentrado nos países emergentes e, no caso do setor automotivo, isso significa a consolidação de um padrão de consumo focado em carros baratos. Parapenetrar nesse mercado, as montadoras tiveram de se esforçar para reduzir toda ordem de custos. Nesse sentido, revelou-se eficaz a estratégia de fechamento de fábricas nas economias desenvolvidas e abertura, nas emergentes. O resultado da re-localização das montadoras foi um aumento consistente da participação dos emergentes na produção mundial de veículos, nos últimos anos. [6]
Atualmente, o Brasilocupa a quinta posição geral no ranking de vendas de automóveis mundiais – atrás de China, Estados Unidos, Japão e Alemanha –, mas ainda há bastante mercado para ser explorado. A taxa de habitantes/carro ainda é baixa, na casa dos sete para um, enquanto que em mercados mais maduros, como na Europa, esse número chega a dois para um.
No lado negativo, apenas a delicada situação econômica da Europa,local da matriz de diversas marcas e de bancos, pode fazer com que as transações financeiras fiquem mais lentas e menos ousadas. [7]

3. Principais Empresas

Figura 1: Rank Forbes das maiores montadoras do mundo [1]

4. Inovações

4.1 Linha de Produção (Radical; Processo; Sustentadora; Sucesso)

O sistema Toyota foi especialmente bem sucedido em capitalizar as necessidades do mercadoconsumidor e se adaptar às mudanças tecnológicas. Usando o Kanban (ficha) a Toyota minimizou os estoques e personalizou os carros, aperfeiçoou o fordismo e terceirizou todas as suas peças (ganhando também o poder de barganha com seus fornecedores), se preocupando somente com a montagem do veiculo, mudou também a mentalidade pois exigia de seus funcionários que conhecessem todo o processo de produção enão ficassem restritos somente a sua parte.

Necessidades: personalização de veículos

4.2 Motores Flex Power (Incremental; Produto; Sustentadora; Sucesso)

Veículo flex (em inglês: flexible-fuel vehicle –FFV ) está equipado com um motor de combustão interna a quatro tempos (Ciclo Otto) que tem a capacidade de ser reabastecido e funcionar com mais de um tipo de combustível, misturados no mesmotanque e queimados na câmara de combustão simultaneamente. O veículo de combustível flexível mais comum disponível no mercado mundial utiliza etanol como segundo combustível. Um sensor detecta a mistura do combustível e ajusta a injecção de acordo com a mistura. Assim pode-se usar tanto álcool quanto gasolina, ou uma mistura dos dois em qualquer proporção. [2]

Necessidades: Preço do combustível...
tracking img