Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMOS MARINGA

1.Contos Novos – Mário de Andrade
2.Dom Casmurro – Machado de Assis
3.Melhores poemas – Gonçalves Dias
4.Melhores poemas – João Cabral de Melo Neto
5.Melhores poemas – Manuel Bandeira
6.O calor das coisas – Nélida Piñon
7.O cobrador – Rubem Fonseca
8.Poemas escolhidos – Cláudio Manuel da Costa
9.Senhora – José de Alencar
10.Triste fim de Policarpo Quaresma – LimaBarreto

DOM CASMURRO

Toda história é contada por Bentinho, personagem principal, sendo, portanto, uma narrativa em primeira pessoa. Bentinho contando a sua vida e as suas lembranças.
O narrador conta que está morando sozinho, auxiliado por um criado, no Engenho Novo, no Rio de Janeiro.
A habilidade de Machado de Assis em criar um clima de incerteza e ambigüidadeatinge o ápice nessa obra, onde Bentinho aos poucos vai se transformando, metamorfoseando-se em Dom Casmurro, tentando reviver as emoções afetivas da infância, juventude...através da reconstituição do passado.
Inicia contando um fato que o marcou muito. Foi quando ia entrando na sala e ouviu sua mãe, Dona Glória, conversando com tio Cosme, José Dias e prima Justina, dizendo da promessaque fizera, antes do seu nascimento, que deveria ser cumprida. Bentinho ficou atrás da porta ouvindo sem que ninguém tivesse notado a sua presença. A promessa era que Bentinho haveria de entrar no Seminário e ser padre, sacerdote.
Após ouvir essa conversa na sala, Bentinho vai ao quintal; está atordoado. Não parava de pensar na denúncia de José Dias sobre o namoro dele e Capitu, nãosabia se era verdade ou mentira.
O livro é feito de pequenas cenas e incidentes, numa urdidura cerrada, obedecendo muito à estrutura de uma peça teatral, na entrada e saída das personagens, nos diálogos curtos e breves. Mas seria uma peça à qual se incorporou o trabalho dos bastidores, e as indicações da movimentação cênica. Isso lhe dá um aspecto único, um gênero novo, estritamentemachadiano.
Capitu empreende esforços para impedir que Bentinho, sem magoar a família, chegue a ordenar-se, revelando-se uma moça esperta e insinuante. É peça essencial desse plano o agregado José Dias, que fora conquistado para o serviço dos namorados pela perspectiva de uma viagem à Europa, acompanhando Bentinho. Este deveria abandonar o seminário para estudar leis em Coimbra. Com otempo e a influência de José Dias, D. Glória acabaria por se convencer.
No seminário , Bentinho trava relações com Ezequiel de Sousa Escobar, que será companheiro durante longos anos de vida. A caracterização dessa como das outras figuras do livro é feita por via indireta, acumulando pequenos fatos, gestos que parecem insignificantes, mas são denunciadores.
Bentinhoencontra com ajuda de Escobar, um colega de seminário, um modo de não ter de cumprir a promessa feita pela mãe e, depois de concluir o curso de Direito, casa-se com Capitu. Assim, para resumir, diremos que os artifícios de Capitu e Bentinho deram pleno resultado, e que ambos vieram a casar, para alegria não somente deles, mas de todos, inclusive de D. Glória, que outra coisa não queria no fundo senão sedesembaraçar de sua promessa. Escobar, por sua vez, casa-se com uma amiga de Capitu, Sancha, e a amizade fica ainda mais fortalecida. Os dois casais moram perto e tornam-se muito unidos, atravessam a vida numa intimidade crescente, têm filhos e prosperam.
Nascendo-lhe o primeiro filho, que vem a chamar-se Ezequiel, em honra do amigo, Capitu e Bentinho se entregam à alegria de suaescolha. De tudo participa Escobar, e a vida continua, até que subitamente se produz a tragédia, que já se passava no romance, mas que não víamos, porque existia aninhada no segredo dos corações, de forma irrevelada e discreta. A morte súbita de Ezequiel Escobar, o amigo e compadre, no banho de mar, desfaz subitamente o engano daquelas vidas. A partir das reações de Capitu, a sua atitude...
tracking img