Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
importância da decapagem e passivação
Siderurgia Brasil — Edição 46
Aços Inoxidáveis em 10 Set 2008

Responsável pela notável resistência à corrosão do aço inoxidável, a camada passiva deve ser precedida de uma correta decapagem.

Inox é o termo empregado para identificar uma família de aços contendo no mínimo 10,5% de cromo, elemento químico que garante ao material elevada resistência àcorrosão. Essa melhor condição ocorre devido ao fenômeno da passividade, uma reação química entre os componentes do inox e o meio ambiente, que gera uma camada protetora.
Os elementos de liga presentes nos aços inoxidáveis reagem com muita facilidade com o meio ambiente e um deles, em particular, o cromo, tem elevada afinidade química pelo oxigênio. A combinação destes dois elementos forma um filme fino eaderente que protege o material de subseqüentes ataques corrosivos, sendo conhecido por película protetora ou camada passiva.
A camada passiva dos aços inoxidáveis resulta da reação entre o material e a água, sempre presente no meio ambiente (a umidade do ar se condensa sobre a superfície fria do metal). O produto dessa reação é um oxi-hidróxido de cromo e ferro, sendo que na região mais próximada superfície metálica predomina um óxido e na região mais próxima ao meio ambiente predomina um hidróxido. Com o decorrer do tempo a camada de óxido aumenta, não acontecendo o mesmo com a de hidróxido e, aparentemente, existe um enriquecimento do filme passivo.
Dentre as mais desejadas características da camada passiva podemos citar a sua capacidade de auto-regeneração. Na prática, a superfíciedo aço inoxidável já é naturalmente protegida pela camada passiva (Figura 1). Quando esta superfície do aço inoxidável é danificada por um arranhão, por exemplo (Figura 2), a camada passiva se recompõe quase que instantaneamente (Figura 3), pois o cromo presente na liga continua a reagir com o oxigênio do meio. Qualquer outro material que necessite de algum tipo de revestimento protetor contra acorrosão não consegue tal desempenho, implicando o inevitável início do processo corrosivo ante a falha do seu revestimento (pintura, galvanização, cromeação etc.).
Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima, a camada passiva é muito aderente ao inox e tem sua resistência aumentada à medida que é adicionado mais cromo à liga. Em resumo, a camada passiva:
– Protege o inox contra acorrosão do meio ambiente;
– Tem formação instantânea (cerca de 0,01 s);
– Apresenta alta resistência mecânica, o que dificulta seu desprendimento;
– É termodinamicamente estável, não reagindo com outros elementos para formar novos compostos;
– Está presente em toda a superfície do material;
– Não é porosa (bloqueia a ação do meio agressivo);
– É muito fina com 30 - 50 Å de espessura (1 Å = 10-1 nm =10-10 m), e por isso invisível ao olho humano;
– É auto-regenerável;
– É inerente ao aço inoxidável, já que o cromo faz parte de sua composição química.
Estas características da camada passiva explicam por que o aço inoxidável não requer qualquer revestimento ou proteção contra a corrosão, para permanecer brilhante e polido mesmo após décadas de uso. Outros elementos como níquel, molibdênio, titânio enióbio, para citar alguns, permitem que o inox seja dobrado, soldado, estampado e trabalhado de forma a poder ser utilizado nos mais variados produtos. A seleção correta do tipo de inox e de seu acabamento superficial é um fator importante para assegurar uma longa vida útil ao material.
Principais atributos dos aços inoxidáveis:
– Resistência à corrosão;
– Resistência mecânica superior aos dosaços de baixo carbono;
– Facilidade de limpeza devido à baixa rugosidade superficial;
– Aparência higiênica;
– Material inerte: não modifica a cor, sabor ou aroma dos alimentos;
– Facilidade de conformação;
– Facilidade de soldagem ou união;
– Mantém suas propriedades numa faixa muito ampla de temperatura, inclusive muito baixas (criogênicas);
– Acabamentos superficiais variados;
– Forte apelo...
tracking img