Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
matematica aplicada




relatório de matemática aplicada a engenharia








Professor: Vagner Donizeti T. Ferreira















São Paulo
2012FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO PAULO










LABORATÓRIO: SISTEMA MASSA-MOLA

.













São Paulo
2012


LABORATÓRIO: SISTEMAMASSA-MOLA
RESUMO
Em nossa experiência realizada no laboratório, analisamos o deslocamento da mola dependendo da força aplicada e também verificamos também o deslocamento e a distância queo peso atinge dependendo do peso aplicado.













SUMÁRIO


RESUMO 3









































1. INTRODUÇÃO

Umdos comportamentos oscilatórios mais simples de se compreender é o movimento harmônico simples, sendo encontrado em vários sistemas, podendo ser estendido a muitos outros com variações. Muitoscomportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipoforças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke: F=-kX.
Um sistema conhecido que se comporta dessa maneira é o sistema massa-mola (observe a figura 1). Consiste em um corpo com massa devalor m, presa por uma das extremidades a uma certa mola de fator de restauração k (também chamado constante de deformação), enquanto a outra extremidade está ligada a um ponto fixo.


[pic]Ilustração 1 - Sistema massa-mola;


1. Sistema massa-mola

Esse sistema possui um ponto de equilíbrio ao qual chamaremos de ponto 0 (x=0). Toda vez que tentamos tirar o nosso sistemadesse ponto 0, surge uma força restauradora: F= -kX, que tenta trazê-lo de volta a situação inicial.
A posição –Xm representará a mola comprimida, enquanto que a posição +Xm representará a mola...
tracking img