Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
LILIAN BEATRIZ DE ANDRADE GUSMÃO
1 – O que é ITIL?
ITIL é modelo de referência para gerenciamento de processos de TI criado pela Secretaria de Comércio do governo inglês, baseado em pesquisas para desenvolver as melhores práticas na gestão da área de TI, em empresas privadas e públicas. Tornou-se a norma BS-15000, senda esta um anexo daISO 9000/2000.
Esse modelo tem como objetivo listar os processos necessários para gerenciar eficientemente, a infraestrutura de TI de modo a garantir os níveis de serviços acordados com os clientes internos e externos.
O ITIL considera que o planejamento de processos, papéis e atividades comuns deve ter a referência adequada de um para o outro, havendo uma linha de comunicação entre eles. Assim oITIL indica as ligações entre os processos e que linhas de comunicação são importantes para a integração e o relacionamento. Um de seus propósitos é alinhar a gestão da tecnologia com as necessidades de negócio, com foco na qualidade dos serviços.
O ITIL propõe definir o que deve ser feito: objetivos e atividades, entradas e saídas de cada um dos processos que as equipes de TI desenvolvem em umaorganização. Porém, o ITIL não descreve especificamente como essas atividades devem ser executadas, pois em cada empresa os procedimentos são diferentes.
2 – Por que usar o ITIL?
Os gestores de negócios ainda possuem percepções negativas em relação a TI: provisão de serviços inadequada, falta de comunicação e entendimento com os usuários, entrada de projetos com atrasos e acima do orçamento,etc. Eles visam à otimização dos recursos como o mínimo que a área de TI deveria realizar, surgindo vários desafios para os gestores de TI: incrementar a efetividade dos serviços, estender o ciclo da vida da tecnologia e outros. As melhores práticas do ITIL surgiram para otimizar o uso dos recursos de TI e para a tecnologia caminhar alinhada aos negócios, gerando benefícios importantes erelevantes.
O que motiva a adoção do ITIL do ponto de vista financeiro é a redução dos custos operacionais de TI e fortalecimento dos controles e da gestão dos ambientes de TI. No aspecto de qualidade de serviço tem as seguintes motivações: orientação de processos com significativa redução nos tempos de execução e distribuição de serviços, diminuição gradativa da indisponibilidade dos recursos e sistemasde TI, causados por falhas no planejamento das mudanças e implantações em TI e elevação dos níveis de satisfação dos usuários internos e clientes com relação à disponibilidade e qualidade dos serviços de TI.
O terceiro fator motivacional é basicamente uma consequência do sucesso dos dois anteriores. Com as melhores práticas nas dimensões financeiras e de qualidade, é natural que a competitividadeda empresa esteja sendo melhorada. Custos menores, maior disponibilidade, aumento do ciclo de vida, usuários com melhor atendimento, redução de erros, previsibilidade e constância são os fatores que melhoram a competitividade da empresa pelo uso das melhores práticas do gerenciamento de serviços de TI.
3 – O que é COBIT?
O COBIT foi criado pelo ISACA por meio do TI Governance Institute,organização independente que desenvolveu a metodologia considerada a base da governança tecnológica. Modelo utilizado internacionalmente, como um instrumento da Governança de TI, contendo práticas e técnicas de controle e gerenciamento, a fim de auxiliar na preparação para auditorias, acompanhamento/monitoramento, a avaliação dos processos de TI e, finalmente, auxiliar no alcance de metas na organização.O COBIT é um framework de controle (melhores práticas) e uma base de conhecimento para os processos de TI e seu gerenciamento, assegurando dessa maneira que os recursos de TI estarão alinhados com os objetivos da organização. Não é um padrão definitivo, tem que ser adaptado para cada empresa. É baseado na premissa de que a TI precisa entregar a informação que a empresa necessita para atingir...
tracking img