Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
‘Wall Street Journal’ vê risco de bolha imobiliária no Brasil
13 de setembro de 2011 |11h39
Sílvio Guedes Crespo

“O lado negro da ascensão do Brasil” é o título de uma longa reportagem publicada nesta terça-feira, 13, pelo “Wall Street Journal, com destaque na primeira página. Otexto afirma que a entrada de capital estrangeiro pode gerar uma bolha imobiliária no País.
A lógica é simples. Os investidores estrangeiros colocam seu dinheiro no Brasil e geram duas consequênciasnegativas: primeiro, “a abundância de recursos na economia ajuda a financiar empréstimos imobiliários de risco mais alto e alimenta uma potencial bolha imobiliária”. Segundo, a entrada de recursosfortalece a moeda brasileira, prejudicando a indústria nacional.
Bolha imobiliária
O aumento dos empréstimos a uma taxa de juros ainda alta pode elevar a indaimplência, na opinião do jornal. Areportagem cita o exemplo de uma brasileira que havia tomado quatro linhas de crédito a uma taxa de 40% ao ano e depois teve que suspender o pagamento porque seu marido teve problema no rim e precisou parar detrabalhar.
Mas há visões diferentes a respeito. “Eu não vejo uma bolha. Fluxos de capital são uma consequência natural de todas as boas notícias no Brasil”, disse ao “Journal” Fabio Barbosa,ex-presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Brasil caro
Tendo os bancos muito dinheiro para emprestar, as pessoas obtêm mais facilmente dinheiro para gastar, e os preços sobem. Não só os deimóveis, mas de vários bens e serviços, “do cinema à Coca-Cola”, ou “dos carros aos preservativos”, para usar os exemplos citados no “Journal”. Ainda, os salários também aumentam.
Os preços altosgeram dificuldades para as empresas. A Embraer, por exemplo, disse ao “Wall Street Journal” que quer abrir mais fábricas no exterior.
Real forte, indústria fraca
Todo capital externo, ao chegar ao...
tracking img