Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Porta paralela
Definição
A IBM foi uma das empresas pioneiras no desenvolvimento das portas paralelas, onde seu principal objetivo era a conexão de uma impressora, mas com a evolução tecnológica,agora podemos encontrar vários periféricos que utilizam essa porta para enviar e receber dados do computador. Podemos defini-la como uma interface de comunicação onde o computador envia e recebe dadosde dispositivos externos, através de um cabo paralelo e um conector.
Modo de operação
As portas paralelas operam nos modos SPP (Bits de dados unidirecional), EPP (Bits de dados Bidirecional) e ECP(Bits de dados Bidirecional).
SPP (Standard Parallel Port)
A porta SPP é capaz de chegar a uma transferência de dados de 150 KB/s, utiliza um BUS de dados (Barramento) de 8 bits para fazer acomunicação com a CPU e 4 bits por vez para a transmissão entre periféricos.
EPP (Enhanced Parallel Port)
A porta EPP é capaz de atingir uma transferência de 2 MB/s, mas para isso é necessário o uso deum cabo especial, e 8 bits por vez para a transmissão entre periféricos.
ECP (Enhanced Capabilities Port)
Possui as mesmas características da EPP, porém utilizada DMA, sem precisar de umprocessador para transferência de dados. É necessário utilizar um buffer FIFO (Informação enviada em fila) de 16 bytes.

Endereços das portas
Para o envio e recebimento de dados é necessário saber oendereço base, o computador as nomeia LPT1, LPT2, LPT3, etc, mas a LTP1 é a porta física padrão.

Cabo paralelo

Para fazermos a conexão entre o computador e a impressora, é necessário a utilizaçãode um cabo e ligar um conector a suas extremidades. A uma delas ligamos, conector macho com 25 pinos, que será ligado ao computador chamado de DB25, a outra ligamos um conector chamado de Centronicsque possui 36 pinos, e é ligado a impressora.

Conector DB25
O DB25 é um conector universal e possui 25 pinos. Através dele é estabelecida a comunicação entre a porta paralela e as interfaces...
tracking img