Teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria e prática do partido arquitetônico
Mario Biselli

Nam June Paik
Croquis de Mario Biselli


sinopses
português
O termo projetação tem sido pouco usado no Brasil, mas é o termo que define a produção do projeto de arquitetura como um processo


como citar
BISELLI, Mario. Teoria e prática do partido arquitetônico. Arquitextos, São Paulo, 12.134, Vitruvius, jul 2011 .Muitos autores acadêmicos têm se debruçado recentemente sobre temas e termos correntes da arquitetura na tentativa de compreender e explicar o processo de projetação. O aprofundamento recente destas pesquisas e reflexões tem produzido noções sempre mais didáticas e esclarecedoras, tanto para estudantes e professores como para arquitetos com interesses teóricos e mesmo para leigos e amantes daarquitetura.
A história é rica em exemplos do interesse em resumir o projeto a um processo linear, possuidor de uma técnica de realização passo a passo, como montar uma máquina, como cultivar soja, primeiro isto, depois aquilo e aquilo outro, e assim por diante numa seqüência de procedimentos idêntica a tantas outras técnicas e disciplinas inventadas pelo homem.

Escola Coreana
Croquis de MarioBiselli
Um aspecto interessante da atividade de projeto é justamente a quantidade de teorias, metodologias, manuais de procedimentos e técnicas as mais diversas da qual foi objeto historicamente. Mais interessante ainda é observar que, embora partes do processo de produção do projeto possam estar sujeitas a uma seqüência de procedimentos, o processo inteiro jamais poderá se enquadrar neste modelo,e, portanto, as metodologias não se sustentam enquanto sistemas universais, embora seja obrigatório conhecê-las, pois a nenhum arquiteto é permitida a ignorância sobre a experiência acumulada que compõe a história da arquitetura.
O termo projetação tem sido pouco usado no Brasil, mas é o termo que define a produção do projeto de arquitetura como um processo. Este processo tem um momento crítico eimponderável que foge a qualquer metodologia, mesmo quando a projetação estava sujeita às regras da composição clássica. Este momento crítico é o momento que envolve as decisões relativas ao que conhecemos por partido arquitetônico, termo que em outros lugares é também conhecido como estratégia ou conceito.

Bienal de Arte de SP
Croquis de Mario Biselli
Para efeito desta reflexão usarei otermo partido arquitetônico por ser o mais comum no Brasil e, creio, mais específico do campo da arquitetura do que estratégia ou conceito, os quais são muito comuns em outras áreas. Com base na experiência pode-se também dizer que “partido” é o termo comum à linguagem própria dos arquitetos, o assunto central, senão único, entre arquitetos no âmbito da produção, do julgamento de concursos dearquitetura, do ensino de projeto, das conversas informais. E não creio se tratar de um exagero cogitar a exclusividade do assunto, dado que em “partido” se compreende a discussão de aspectos como estratégia de implantação e distribuição do programa, estrutura e relações de espaço, todas elas questões centrais para os arquitetos. Outros temas relativos às atividades criativas – como composição, estilo,estética etc. – embora tenham sido objeto de interesse da teoria da arquitetura recentemente, são tratados no âmbito da prática com pudor e desinteresse, senão como meros epifenômenos.
A definição de partido arquitetônico, portanto, e as reflexões sobre seu significado, dado o interesse geral, tem sido tarefa de vários autores e todas elas contêm aspectos novos e esclarecedores. O exame destasdefinições é um primeiro objeto de meu interesse.

Escola Cáritas
Croquis de Mario Biselli
Desde o período acadêmico até as primeiras definições modernas, o projeto de arquitetura tem sido descrito como resultado de um raciocínio lógico. Em Teoria e projeto na primeira era da máquina, Banham compara Guadet, para quem a composição era o tema perene, e Choisy, que enfatiza a construção, ambos...
tracking img