Teste Psicologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
TÉCNICAS DE EXAMES PSICOLÓGICOS 5











Análise da Aplicação do Teste de Apercepção Temática















Recife/PE
2008
Índice

1. Introdução Pág.02
2. Fundamentação Teórica Pág.03
3. Metodologia Pág.07
3.1 Sujeito Pág.07
3.2 Instrumento Pág.07
3.3 Procedimento Pág.07
4. ResultadosPág.09
5. Discussão Pág.18
5.1 Análise Formal e de Conteúdo Pág.18
5.2 Interpretação Pág.26
5.3 Síntese Diagnóstica Pág.28
6. Considerações Finais Pág.29
7. Referências Pág.30
8. Anexos Pág.31
8.1 Transcrição da aplicação do TAT Pág.31
8.2 História de Vida Pág.41
8.3 Inquérito Pág.46











1. Introdução

O presente trabalhopropõe apresentar uma aplicação do Teste de Apercepção Temática (TAT), baseando-se nos pressupostos e fundamentação teórica de Henry Murray, um dos criadores teste, bem como métodos de interpretação desenvolvidos por Léopold Bellak. Também, busca relacionar e pontuar os resultados obtidos na aplicação deste teste com o conteúdo programático da disciplina Técnicas Psicoterápicas 5 (TEP 5),ministrada pelo professor Jailson Neves ao 8° período do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Através das informações sobre a administração do TAT e utilizando-se de uma leitura crítica e reflexiva sobre as diversas formas de expressão dos traços projetivos da personalidade humana, além de destacar os aspectos positivos e negativos do uso deste teste como ferramenta daprática profissional em psicologia. Para tal, será usada a concepção de caráter humanista e multidisciplinar de Murray, que concebe o sujeito como capaz de projetar-se subjetivamente em histórias abstratas, criadas em suas abstrações pictóricas, e revelar pontualmente algumas de suas características pessoais.
Desta forma, o TAT funciona como um instrumento capaz de facilitar a evocação de situaçõestípicas e prováveis de relações sociais e individuais do sujeito frente aos seus temores, desejos e dificuldades, através das interpretações que o mesmo delega às diversas formas de expressões de sentimentos sugestionados pelas pranchas. Para que isso ocorra, faz-se necessário provocar uma imersão de conteúdos atravessados pelas necessidades e pressões subjacentes a sua personalidade, que por sua vezpodem aflorar do campo da consciência ou remetidos ao conteúdo inconsciente.
Assim, o foco da análise será nas possíveis relações de conflito narradas pelo entrevistado, buscando explorar seus sentimentos e emoções geradores de tensão que o remete a situações insatisfatórias ou angustiantes, desta forma busca-se reconhecer os fatores internos ou externos que o inclinam para sua forma atual deestar no mundo.
Para tanto, foram realizadas análises formais e subjetivas do material desenvolvido pelo entrevistado, que resultaram em uma hipótese de diagnóstico para suas projeções, apoiado em sua historia de vida.



2. Fundamentação Teórica

O TAT é comumente administrado para indivíduos como parte de baterias de testes, com o intuito de avaliar aspectos da personalidade do indivíduo,para determinação de quais os métodos terapêuticos mais apropriados, sendo muitas vezes utilizado como primeiro estágio para uma Psicoterapia Breve. É considerado como eficaz em desvendar informações da pessoa, sobre seu ponto de vista sobre o mundo e suas atitudes perante si mesma e os outros. A pessoa é apresentada a um conjunto de pranchas contendo imagens sobre pessoas em diversas situações elocais, para o afloramento de suas percepções de relações com outros, parentes, subordinados, parceiros românticos ou figuras de autoridade. Além do material descrito na estória o examinador avalia a comunicação corporal do sujeito, seu tom vocal, postura, hesitações ou outros possíveis indícios de uma resposta emocional à figura em particular, ou à estória desenvolvida.
O TAT foi criado por...
tracking img