Teste multidrogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
De acordo com OGA (2003) droga é toda substancia capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico, utilizada com ou sem intenção de beneficio do organismo receptor. A dependência as drogas esta entre os problemas mais sérios a serem enfrentados pela sociedade atual. Acredita-se que um melhor entendimento deste mecanismo poderá trazer um substancialavanço no tratamento e/ou prevenção ao abuso e conseqüentemente a dependência de drogas.
Um exame toxicológico é o procedimento utilizado para detectar a ingestão ou exposição a drogas e outras substancias toxicantes, o exame pode ser instantâneo ou laboratorial.Os exames instantâneos são mais acessíveis por serem baratos e rápidos, porém são mais utilizados como caráter de triagem porapresentarem uma detecção muito reduzida, por isso são pouco confiáveis. Os exames laboratoriais são realizados a partir de amostras biológicas tais como queratina (cabelos, pelos) saliva, urina e sangue, e é realizado em laboratório, na grande maioria dos casos esses testes apresentam uma maior credibilidade.
O teste multidrogas realizado nesta pratica é do tipo imunocromatografico ondeutiliza-se uma a mostra biológica (urina). Como o teste é qualitativo ele não aponta a quantidade de droga consumida, mas apenas mostra se o consumo ocorreu. Através do mesmo é possível se detectar a presença de drogas de abuso tais como: a menanfetamina ,maconha, morfina,anfetamina, cocaína e o ecstasy.










Teste Multidrogas

Classificação
Droga é toda e qualquersubstância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. Otermo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
No Brasil, a legislação define como droga "as substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivoda União" segundo o parágrafo único do art. 1.º da Lei n.º 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas) Isto significa dizer que as normas penais que tratam do usuário, do dependente e do traficante são consideradas normas penais em branco. Atualmente, no país, são consideradas drogas todos os produtos e substâncias listados na Portaria n.º SVS/MS 344/98 do Ministério da Saúde.
O termo "droga"envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento.
Quanto ao tipo de efeito no sistema nervoso podem ser classificadas como:
• Depressora (psicodislépticas)- diminuem a atividade dosistema nervoso atuando em receptores (neurotransmissores) específicos. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, quetamina ,cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc.).

• Psicodistropticas ou psicodislépticas (drogas perturbador-modificadoras) – têm por característica principal a despersonalização ou modificação dapercepção (daí o termo alucinógeno para sua designação) em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, maconha, MDMA ou ecstasy e o DMT.

• Psicolépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar (ação adrenérgica), diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos:cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina,...
tracking img