Teste imuno-rápido para hepatites virais ( anti-hbsag e absag )

1325 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL
LINCENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CAMPUS-I

TESTE IMUNO-RÁPIDO PARA HEPATITES VIRAIS
( Anti-HBsAG e ABsAG )

ARAPIRACA-AL
2013

TESTE IMUNO-RÁPIDO PARA HEPATITES VIRAIS
(anti-HBsAG e HBsAG)

ARAPIRACA-AL
2013
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

I-INTRODUÇÃO:

O vírus da hepatite B está classificado na família HepaDNA. Devido à sua alta especificidade, o VHB infecta o homem, que constitui o reservatório natural. O risco de desenvolver doença aguda ictérica aumenta com a idade do paciente, inversamente à possibilidade de cronificação. Quando os recém-nascidos entram em contato com os vírus B há 90% de chance de se tornarem cronicamente infectados; quando a infecção ocorre aos cinco anos, a possibilidade cai para 30-50%, sendo a taxa reduzida para 5- 10% se a infecção ocorre em adultos. Os grupos de risco para VHB serão definidos, fundamentalmente, pelo comportamento individual e social: profissionais da área da saúde, homossexuais masculinos, usuários de drogas intravenosas, prostitutas, pacientes em hemodiálise.
O genoma viral consiste em DNA circular de fita parcialmente dupla com 3.200 bp de comprimento. Diferentes HBV isolados compartilham uma homologia de sequência de nucleotídeos de 90 a 98%.
A transmissão do vírus B se faz através de solução de continuidade (pele e mucosas); relações sexuais; exposição percutânea (parenteral) a agulhas ou outros instrumentos contaminados; transfusão de sangue e hemoderivados; uso de drogas intravenosas; procedimentos odonto-médico cirúrgicos, quando não respeitadas as regras de biossegurança; transmissão vertical e contatos domiciliares.
No que se refere à vigilância de hepatopatias crônicas, o marcador AgHBs positivo é de grande valor. Pode ser identificado, virtualmente, em todos os casos de hepatite crônica, facilitando o encaminhamento para centros de referência de diagnóstico e tratamento e, ainda, possibilitar a imunização de contactantes. A especificidade do AgHBs

Relacionados