Teste de prontidão

Páginas: 45 (11039 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
Teste Metropolitano de prontidão Forma r

Manual de aplicação

Gertrude H. Hildreth, Ph. D. Nellie L. Griffiths, M. A.

Adaptação e padronização: Ana Maria Poppovic
Natureza e Finalidade do Teste

O progresso que as crianças pequenas fazem quando entram na escola primária depende, em grande parte, de sua prontidão para aprender e das previsões que a escola faz para as variações dessaprontidão. Entre os principais fatores que contribuem para a prontidão nos primeiros trabalhos escolares estão: aptidões e conhecimentos verbais, percepção visual e auditiva, coordenação muscular e habilidades motoras, conhecimentos de números e a capacidade de seguir instruções mantendo a atenção em trabalhos de grupo. O grau de adiantamento escolar principiante, nessas habilidades, depende dediversos fatores, tais como, inteligência, ambiente no lar, condições físicas e de saúde, grau de maturidade emocional, ajustamento social e bagagem geral de experiências. A falta de prontidão em quaisquer destes traços pode ser a responsável pelo insucesso pedagógico do aluno no primeiro ano escolar.
O Teste Metropolitano de Prontidão foi concebido para medir, nas crianças que iniciam a vidaescolar, as características e aquisições que contribuem para o seu grau de prontidão na tarefa que deverão enfrentar. Elaborado para testar alunos no fim do Curso Pré-Primário ou no começo do primeiro ano, este teste está contido num caderno de 16 páginas e consta de seis subtestes: Palavras, Sentenças, Informação, Semelhanças, Números e Cópia. Cada teste consiste de desenhos que deverão ser marcadosou copiados pelos alunos, de acordo com instruções dadas, oralmente, pelo examinador.

Descrição dos Subtestes

Subteste 1 — Palavras: este é um teste de compreensão da linguagem e não do uso da linguagem do aluno. Em cada fileira, o aluno deve escolher entre quatro desenhos, aquele que se relacione com a palavra que o examinador profere.

Subteste 2 — Sentenças: pela sua organização, estesubteste é semelhante ao anterior. Contudo, pede-se que o aluno compreenda frases e sentenças em vez de palavras soltas. A conversação adicional, que nem sempre é necessária para a localização do desenho certo pelos alunos, a capacidade do aluno em manter a atenção, comparável ao período de atenção requerida para se ouvir histórias e entender instruções no trabalho inicial de leitura.

Subteste3 — Informação: o subteste 3 é relacionado ao vocabulário. Pede-se que o aluno escolha entre quatro desenhos, aquele que for mais adequado à descrição do examinador.

Subteste 4 — Semelhanças: o subteste 4 é um teste de percepção visual, relativo ao reconhecimento de semelhanças — uma aptidão necessária para aprender a ler. Cada item contém quatro desenhos diferentes de animais, objetos,figuras, letras ou palavras. No centro da fileira há um desenho emoldurado igual a um dos outros quatro. O aluno deve fazer um círculo em volta do desenho igual ao do centro.

Subteste 5 — Números: este subteste mede a conhecimento de números. Verifica a realização em vocabulário numérico, contagem, números ordinários, reconhecimento de números escritos, escrita de números, interpretação de símbolosnuméricos, significado de termos numéricos, significado de partes fracionadas, reconhecimento de formas, conhecimento da hora e o uso de números em problemas simples. Através do uso dos desenhos apresentados e de certas técnicas de verificação, ns variados aspectos do conhecimento numérico podem ser explorados bastante satisfatoriamente.

Subteste 6 — Cópia: o subteste 6 mede uma combinação depercepção visual e de controle motor, tal como é requerida para aprender a escrever. Este tipo de teste provou ser bom diagnóstico em crianças pequenas, tanto de maturidade mental como de desenvolvimento físico. A tendência para a inversão espacial no desenhar ou escrever demonstrado pelas crianças pequenas aparece nos itens tipo cópia. Verificou-se ser esta tendência relacionada com imaturidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • prontidão
  • Noção de prontidão
  • Teste teste teste teste teste
  • Apostila para sondagem da prontidao para a alfabetização
  • Teste teste teste teste
  • teste teste teste teste
  • TESTE TESTE
  • teste de teste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!