Teste de lucas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TESTE DE LUCAS

IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOIS PRIMÁRIOS, SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS

O reativo de Lucas é uma solução de cloreto dezinco em ácido clorídrico concentrado utilizado para a identificação de álcool primário, secundário e terciário, levando em conta a velocidade da reação. A formação do cloreto a partir do álcool éindicada por uma turvação da mistura. Essa turvação aparece imediatamente se o álcool é terciário, demora cerca de cinco minutos no caso de alcoóis secundários e nos alcoóis primários praticamente nãoaparece.
A função do cloreto de zinco no Teste de Lucas é garantir a velocidade maior da reação, portando esse sal age como um catalisador de reações de substituição em alcoóis orgânicos.Álcool primário n-but
Álcool secundário sec-but
Álcool terciário terc-but
Procedimento Experimental: Foram utilizados 03 tubos de ensaio e fez-se adição do álcool e do reagente de Lucas atentandopara o observado.
Resultados e discussões: No tubo 1, contendo álcool primário, não houve modificação visual alguma, significa que não ocorre reação de substituição em alcoóis primários.

No tubo2, houve a turbidez da solução, após 10 minutos da adição do Reagente de Lucas, significa que a reação ocorre lentamente.

No tubo 3, em que observou-se a nítida mudança de coloração,instantaneamente à adição do Reagente de Lucas, significa que a reação de substituição em alcoóis terciários, ocorre rapidamente.


REAÇÃO DE OXIDAÇÃOReação de oxidação baseia-se no aumento do número de Nox dos carbonos hidroxilados.
As reações de oxidação que ocorrem em alcoóis primários acontecem rapidamente devido à presença de dois hidrogêniosligados ao carbono hidroxilado, ou seja, o hidrogênio é um elemento que é fácil de ser retirado, esse fato é explicado pelo efeito indutivo e pela solvatação da base conjugada.
Já os alcoóis...
tracking img