Teste de hipoóteses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE MATEMÁTICA - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
DISCIPLINA – MAT226 INFERÊNCIA II

LISTA DE EXERCICIOS No. 6

1. Nos exercícios abaixo responda os seguintesitens:
a) Identifique o tipo de variável ;
b) Defina as hipóteses H0 e H1;
c) Apresente a estatística que será utilizada para decidir por Ho ou H1;
d) Apresente a regra de decisão ( = 0,01);
e)Determine o valor da estatística utilizada com base nos resultados da amostra;
f) Conclua a respeito das hipóteses.

a) Em indivíduos sadios, o consumo renal de oxigênio distribui-se normalmentecom média igual a 12 cm3/min. Deseja-se investigar, com base em 16 indivíduos portadores de certa doença, se esta tem influência no consumo renal médio de oxigênio. Os consumos medidos produziram umamédia de 13.9 com um desvio-padrão de 5.65 cm3/min. Qual a conclusão?

b) Certo tipo de semente cresce, em média, até a altura de 8,5 polegadas, com desvio-padrão de uma polegada. Semeiam-se 100 delasem um solo enriquecido, a fim de testar qual a média na melhora de crescimento. Se nesta amostra, encontrarmos uma altura média de 8,8 polegadas de altura, qual será nossa conclusão ?

2. Resolveros exercícios 3 e 4 da apostila do Prof. Ricardo, páginas 109/110.

3. Uma amostra de 20 observações de uma variável com distribuição normal foi selecionada, obtendo-se desvio-padrão de 1.1. Noteste µ = 5 contra µ >5, foi estabelecida a região crítica {t ; t > 2.033}. Determine a probabilidade do erro tipo I.

4. Suponhamos que é habitualmente aceito que a altura (medida em cm) dedeterminada cultivo de milho é uma v.a. normal com média 200 e variância desconhecida. Um certo experimentador pensa que a afirmação quanto ao valor médio está errada e decide implementar uma experiência quelhe permita testar tal hipótese. Assim ele planta um lote com a referido cultivo de milho, de onde amostra aleatoriamente 8 plantas. As alturas (em cm) observadas nessa amostra foram:

198.5...
tracking img