Teste de chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Teste da Chama.
Objetivo: Identificar pela cor da chama os elementos presentes nas amostras.
Materiais:
-Fio de cobre enrolado em espiral na haste de madeira
-Bico de Bunsen-Gás glp

Reagentes:
- Cloreto de Sódio NA
- Cálcio CA
- Sulfato de Cálcio CA
- Bario BA
- Potacio K
Procedimento:
-enrole um fio de cobre na extremidade de um haste de madeira.-Mergulhar o fio de cobre na solução de e leve à chama para limpá-lo.
- Repita esta operação ate que o mesmo esteja limpo e não gere cor na chama.
-Com o fio de cobre, mergulhe na solução desejadapegue uma pequena porção do reagente e leve à chama do bico de bunsen, fazendo as observações necessárias. Anote.
-Repita esta operação com todos os reagentes
RESULTADOS
Os Elementosquímicos quando sujeitos a elevadas temperaturas, têm os elétrons da ultima camada excitados, com posterior emissão de radiação e cor característica, sob forma de uma chama colorida. Segundo a teoriao Cloreto de Sodio deve ter cor amarela, quando levado à chama, e Sulfato de Cálcio uma coloração vermelha-tijolo, no Cloreto de Bário coloração verde amarelada, já Cloreto de Potássio deveapresentar cor violeta No laboratório pudemos observar as características de cada elemento e obtivemos os seguintes resultados, ao levar os sais ao bico de Bunsen:

- Cloreto de Sódio: A chamaapresentou cor amarela.
- Sulfato de Cálcio: A chama apresentou cor vermelha.
- Cloreto de Bária: A chama apresentou verde amarelado.
- Cloreto de Potássio: A chama apresentou cor azul / violeta.Como pode ser observado através deste relatório, o resultado que obtivemos na experiência coincide com a teoria apresentada.


INTRODUCÃO

Neste relatório, serão descritos osexperimentos relativos ao Teste da Chama. Trata-se de uma técnica bastante simples de espectroscopia que visa à análise qualitativa de cátions presentes nas amostras levadas ao contato com a chama....
tracking img