Teste de chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste de Chama
Nome do(s) Curso(s): Engenharias, 1° Semestre, Turma: 01 5QAEN-NT16
Ericson de Jesus; Thiago Dos Santos; Tiago Batista; Nicoly Lima ; Vitor Rafael Souza;
Professor: Aldenor Gomes Disciplina: Química Aplicada á Engenharia


Resumo: Deve ser apresentado aqui o resumo integral do relatório técnico. Este deve estar limitado a 250 palavras. Esteresumo deve conter os tópicos I,II,III,IV.

Palavras-chave: soluções – chama - cor.
1. INTRODUÇÃO
Caracterizar os elementos químicos através dos seus espectros de emissão, relacionar a cor da chama obtida, pelo aquecimento das soluções, com as mudanças de níveis energéticos do átomo, como descrito pela teoria de Bohr. Sendo que a mesma explica a estabilidade do átomo, admitindo que umgás emite luz quando uma corrente elétrica passa através deste, devido aos elétrons em seus átomos absorverem energia da eletricidade primeiro e posteriormente liberarem aquela energia na forma de luz. Segundo os físicos alemães Max Planck e Albert Einstein, no inicio do século XX, mostraram independentemente que todas as radiações eletromagnéticas comportavam-se como se fossem compostas porminúsculos pacotes de energia denominados fótons. Cada fóton tem uma energia proporcional à frequência da radiação.
.


Sendo, h= 6,63 x 10-34 J.s (constante de Planck) e u= frequência (constante de Planck).
2. EXPERIMENTO

Os materiais que foram utilizados no experimento 1, Teste de Chama, são: Lamparina com álcool, haste metálica, papel toalha, água destilada, soluções ácidas (ou saissólidos) de nitrato, sulfato ou cloreto de sódio, lítio, cálcio, ferro, cobre, potássio e bário na concentração de 1% (m/v). Os procedimentos utilizados para alcançar os objetivos traçados foram:
1. Higienizar a haste metálica, levando-a ao fogo para descontaminar, em seguida esfriando-a com água destilada e limpando com papel toalha.
2. Conduzir a haste metálica com cuidado dentro da solução docátion, em seguida levando-a a chama da lamparina com álcool.
3. Observar a solução contida na haste metálica em contado com a chama.
4. Observar a coloração da chama.
5. Repetir os procedimentos com outras soluções.

3. RESULTADOS

TABELA 1
Solução Símbolo do cátion Cor da chama observada Cor esperada
Sódio Na+¹ Alaranjado
Lítio Li+¹ Vermelho
Potássio K+¹ Violeta
Cálcio Ca+²Verde
Ferro Fe+³ Amarelo
Cobre Cu+² Verde
Bário Ba+² Amarelo
O teste de chamas foi realizado com algumas soluções previamente preparadas e os resultados encontram-se na Tabela 1.


Ao colocarmos a haste metálica, sendo que a mesma antes foi levada ao fogo e em seguida a água destilada e secada com papel toalha, para que fosse descontaminada e que não pudesse interferir no resultado doexperimento, colocamos em contato com o cloreto de sódio (NaCl) e o levamos a lamparina, observou-se que a coloração da chama assumiu um tom alaranjado, pois sendo que na literatura encontra-se o tom amarelo. Ao repetirmos o procedimento de descontaminação, porém usando o Cloreto de Lítio (LiCl) como solução de estudo, foi observado que a chama da lamparina assumiu uma cor vermelha -avermelhado, o mesmo encontrado nas literaturas. Repetimos mais uma vez os procedimentos de descontaminação, mas desta vez a solução de estudo foi o Cloreto de Potássio (KCl), que ao ser colocado em contato com a chama assumiu a cor violeta-lilás, a mesma encontrada nas literaturas. Com o Cloreto de Cálcio (CaCl2), não foi diferente. Antes claro, passou pelo processo de descontaminação, assim como osdemais. Assumiu a cor laranja, assim como na literatura. Já com o Cloreto de Ferro (FeCl3), foi observado a cor amarelo, mas iniciou verde, fizemos mais uma vez o experimento por saber que a sua cor não é esta, e conseguimos observar sua cor amarela. Ressaltando que antes do teste também passou pelo processo de descontaminação. Com o Sulfato de Cobre, foi observado a cor verde, com isso...
tracking img