Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunos: | Willer Xavier ReisKelwin David NascimentoDaniel Junior | Turma: | MA1 |
Roteiro de aula prática

Identificação de cátions através do teste de chama

A coloração da chama provocadapela volatilização e correspondente transições eletrônica de determinado elemento químico presentes na amostra em estudo (em especial na forma iônica) é um exemplo de análise por via seca. Estacor de chama é característica de cada elemento.
Os cloretos são mais voláteis e por isso misturando o composto com um pouco de ácido clorídrico concentrado consegue-se obter melhoresresultados.

1. OBJETIVOS: identificar cátions através do teste de chama

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Coloque em um béquer um pouco de HCl 1 M (cuidado: o HCl é volátil e tóxico, deve sermanipulado com cuidado). Segure o fio metálico com uma garra de madeira e limpe-o, molhando no ácido clorídrico e levando até a chama oxidante de um bico de Bunsen diversas vezes, até que o fio se torneincandescente.
Molhe novamente o fio de platina em HCl 1 M e encoste-o nos cristais dos sais a serem analisados. Leve o fio com os cristais à chama do bico de Bunsen; observe a coloração. Senecessário, repita o procedimento, até observar bem a cor da chama característica do íon em estudo. Ao passar de um sal a outro, limpe bem o fio metálico, como descrito inicialmente.

3.QUESTÕES

a. Identifique cada um dos íons analisados, de acordo com suas colorações características.

Potássio - Violeta
Cobre - Verde Azulada
Sódio - Amarela intensa
Cálcio -Amarela Avermelhada
Lítio - Vermelha

b. Por que obtemos diferentes cores para os sais analisados?

O teste das chamas é baseado no estudo de estrutura atômica onde em contato com ofogo fornece energia fazendo os elétrons irem para níveis superior e quando tiramos a energia, eles voltam para seus níveis normais, essa energia que é jogada para fora em forma de coloração.
tracking img