Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TESTE DE CHAMA



RESUMO

Neste experimento foi feito através do Teste de Chama, o reconhecimento de alguns sais. Foi usada como base a teoria de Bohr, que fala que quando os elétrons entram em estado excitado liberam energia, alguns deles em forma de luz. Com uma agulha de crochê, devidamente limpa, pegou-se um pouco de cada sal por vez, e colocou-se na chama, e observou-se a cor que achama emitia em contato com determinado sal. Esta coloração deve-se ao fato de cada um desses sais terem um espectro de cores diferentes, o que permite o reconhecimento através deste método.

PALAVRAS-CHAVES: Espectro; Teste de Chama; Teoria de Bohr; Estado excitado; Energia; Fóton; Cor;



ABSTRACT

This experiment was done by testing flame, the recognition of some salts. Was used as thebasis of the theory of Bohr, who speaks that when electrons enter excited state energy release, some of them in the form of light. With a needle to clean properly, grabbed croche-if a little at a time, salt and put himself on calls, and observed the color that the flame would emit contact given salt. This coloration is due to the fact that each of these salts have a spectrum of different colors,which allows recognition through this method.



INTRODUÇÃO

Bohr, em seu modelo atômico diz que:

O elétron pode se mover em determinadas orbitais sem irradiar energia, sendo elas orbitais estáveis chamadas de fases estacionárias; O elétron pode saltar de um nível mais baixo para o mais alto quando for submetido a uma fonte de energia, ou seja, ele fica no estado excitado; O elétronirradia energia, quando ele salta de determinado nível, para um nível mais interno para ficar no seu estado fundamental;


Então, prosseguindo quando um elétron é submetido a uma fonte de energia, ele vai do mais baixo para o mais alto, ficando assim excitado, porém como o estado excitado tem curta duração, o elétron rapidamente volta para um nível mais baixo, com isso ele emite uma radiaçãoeletromagnética chamada fóton, nessa diferença ocorre à liberação de energia através da radiação que pode ser luminosa, que é distribuído em ondas, assim se perfazendo cada substância tenha sua própria onda característica.

Algumas características dos sais utilizados:
• Cloreto de Potássio (KCl): é um halogeneto composto de potássio e de cloro. No estado puro, é inodoro. A cor do composto purovaria do rose ou vermelho ao branco dependendo da origem das minas e do procedimento de obtenção. KCl é usado em medicina, nas aplicações científicas, na indústria alimentícia e nas execuções judiciárias por injeção letal.
• Cloreto de sódio (NaCl): mais conhecido como sal de cozinha, consiste num sólido cristalino incolor, e é solúvel em água. É usado industrialmente para uma variedade deprodutos que tem por base o sódio.
• Sulfato de Cálcio (CaSO4): é um sal inorgânico, de estrutura rômbica, encontrado normalmente sob o estado sólido, de cor branca, parcialmente solúvel em água. Esse sal está presente na natureza sob a forma de anidrita e gipsita.
• Sulfato de Bário (BaSO4): É um sólido cristalino que é conhecido por sua insolubilidade em água. Praticamente todo o consumocomercial de bário é obtido do mineral barita que é, às vezes, muito impuro.
• Cloreto de Cobre II (CuCl2): É um sólido marrom claro que lentamente absorve a umidade para formar uma dihidrato azul-verde.
• Acetato de Potássio (C2H3KO2): apresenta-se na forma de cristais ou flocos brancos. Decompõem-se quando aquecido, ou quando em contato com ácidos. Trata-se de uma base fraca.
•Sulfato de Zinco (ZnSO4): é um composto químico cristalino incolor, solúvel em água. É usado para suprir necessidades animais de zinco em rações animais, fertilizantes e sprays agrícolas.



OBJETIVO

Identificar alguns sais metálicos através de sua radiação visível, comprovar a utilidade do teste de chama, e verificar a teoria de Bohr na prática.

MATERIAIS E MÉTODOS...
tracking img