teste de cadastro neste site

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 9 de julho de 2013
< Anterior | Para visualizar todos os artigos
ATIVIDADES DE SOCIOLOGIA 3º BIM 2009 escrito em quinta 27 agosto 2009 13:03 Atividade 1 SOCIOLOGIA 3º bim 2009



Estado, capital e sociedade



O forte comprometimento do Estado com o capital implica a expansão do Poder Executivo, em detrimento do Legislativo. Em um país de tradição política autoritária, no qual predominamo pensamento e a prática que privilegiam a missão "civilizat6ria" do Estado na sociedade, o alargamento do poder econômico do Estado implica a expansão do Executivo; implica o alargamento do poder político e cultural do Executivo. Tanto assim que o Estado se transforma em um poderoso agente da indústria cultural, por suas implicações não s6 econômicas, mas também políticas e culturais. [...]

Amedida que se alarga o poder estatal, redefine-se e modifica-se a relação do Estado com a sociedade, compreendendo as diversidades e as desigualdades sociais, econômicas e outras. Na prática, dissocia-se o poder estatal de amplos setores da sociedade civil. Operários, camponeses, empregados, funcionários e outros, compreendendo negros, mulatos, índios, caboclos, imigrantes e outros, sentem-sedeslocados, não representados, alienados do poder.

IANNI, Octávio. Estado e capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 259-60.







1. Esse texto foi extraído de um livro que teve sua primeira edição publicada em 1965. Embora escrito há mais de quarenta anos, ele aborda características ainda fundamentais do Estado e de suas relações com a sociedade no Brasil- uma delas, o fato de oExecutivo ser mais forte que o Legislativo. Quais são os sinais mais aparentes desse fato? Quais seriam as alternativas para haver um Legislativo realmente capaz de enfrentar o Executivo?



2. Você acredita que o Estado brasileiro investe muito para resolver os problemas básicos da população ou a maior preocupação é atender aos interesses dos grandes grupos econômicos, industriais efinanceiros?



3. Você acha que os que estão no poder do Estado hoje representam os mais desvalidos da população brasileira? Explique por que você pensa dessa maneira.




Atividade 2 3º bim 2009



Os "ratos" e os "queijos”...



Antigamente, lá em Minas, a política era coisa séria. Havia dois partidos com nome registrado, pro- grama de governo e tudo mais. Mas nãoera isso que entusiasmava os eleitores. Eles não sabiam direito o nome do seu partido nem se interessavam pelo programa de governo. O que fazia o sangue ferver era o nome do bicho e correlatos por que seu partido era conhecido.

Em Lavras, os partidos eram os "Gaviões" e as "Rolinhas". Em Dores da Boa Esperança, onde nasci, eram os "Ratos" e os "Queijos". Os nomes diziam tudo. Ratos querem mesmoé comer o queijo. E o queijo quer mesmo é se colocar de isca na ratoeira para pegar o rato.

[...] Como já disse, os eleitores nada sabiam dos programas de governo nem prestavam atenção nas promessas que eram feitas pelos chefões. Sua relação com seus partidos não era ideológica. Nada tinha a ver com a inteligência. Eles já sabiam que política não se faz com razão. Ganha não é quem tem razão.Ganha quem provoca mais paixão. O entusiasmo que tomava conta deles era igualzinho ao entusiasmo que toma conta do torcedor no campo. [...] Naqueles tempos o entusiasmo não vinha nem da ideologia nem do caráter dos coronéis. O que fazia o sangue ferver era o símbolo: "Eu sou Rato", "Eu sou Queijo".

Corria o boato de que coronel Sigismundo, fazendeiro, chefe dos "Ratos", usava jagunços para matarseus desafetos. Não surtia efeito. Era mentira deslavada dos "Queijos". Corria o boato de que o doutor Alberto, médico rico, chefe dos "Queijos", praticava a agiotagem. Mentira deslavada dos "Ratos". Os chefões, na cabeça dos eleitores, eram semideuses, padrinhos, sempre inocentes. O que dava o entusiasmo era o campeonato. Quem ganharia? Os "Ratos" ou os "Queijos"? Quem ganhasse a eleição seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste de Cadastro do Site
  • Cadastro no site
  • Cadastro no site
  • Teste de cadastro
  • Teste para cadastro
  • Teste para cadastro
  • Teste de cadastro
  • teste cadastro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!