Teste de bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A regulação dos líquidos e eletrólitos e a eliminação dos resíduos metabólicos são essenciais à homeostase corpórea. O sistema renal exerce assim papel fundamental na realização destas funções.
O sistema urinário consiste de rins, ureteres, bexiga e uretra. Os rins são os componentes fisiologicamente dinâmicos do sistema, realizando muitas funções, incluindo a formação deurina.
A formação da urina é consiste em um processo que envolve ultrafiltração, secreção e reabsorção de componentes essenciais. Estes processos são controlados pela pressão osmótica e hidrostática, pelo suprimento de sangue renal e pela secreção de hormônios.
Devido a esses fatores e a sua importância é que a urina é utilizada para a detecção de substâncias que permitem conhecer ofuncionamento do organismo e os sinais que podem indicar problemas, através de uma série de testes que podem ser qualitativos ou quantitativos.
O exame qualitativo de urina (EQU) que é mais empregado ,é um conjunto de provas não-invasivas e baratas que fornecem informações sobre várias funções metabólicas do organismo. É útil no diagnóstico e tratamento de doença renal ou do trato urináriocomo, também, na detecção de doenças metabólicas ou sistêmicas não relacionadas com o rim. O teste consiste na verificação da cor e aspecto da amostra; determinação do pH e densidade; pesquisa de proteínas, glicose, corpos cetônicos, urobilinogênio, bilirrubina, sangue, nitrito e leucócito esterase, além de sedimentoscopia.

2.OBJETIVO:
2.1. Geral:
-Analisar através de testes qualitativos apresença de certas sustâncias na urina, que permitem identificar situações de caráter patológico.
2. 2. Específicos:
- Detectar glicose na urina através do teste de Benedict
-Evidenciar a presença de proteínas na urina pelo método de Heller
-Detectar substâncias químicas na urina por meio da Tira de reagentes
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1.Materiais e Reagentes
MATERIAIS |
Tubo deensaio |
Pipetas de 1 ml e 5 ml |
Pegador |
Estante para tubos de ensaio |
REAGENTES |
Urina |
Reagente de Benedict |
Ácido Nítrico (HNO3) |
Tiras de Reagentes |


3.2. Métodos
3.2.1. Em um tubo de ensaio colocou-se 5 ml de Reagente de Benedict e 5 gotas de urina , agitando e colocando no Banho Maria por 5minutos.Observando o que acontecia.
3.2.2. Colocou-se em u tubode ensaio 3 ml de urina e 2 ml de HNO3, tomando o cuidado de não agitar e observando o que ocorria.
3.2.3. Mergulhou-se um Tira de Reagentes em uma amostra de urina, observando que acontecia.
4.RESULTADO E DISCUSSÃO
4.1.Caracterização da glicose-método de Benedict
O teste se mostrou negativo para a presença de glicose na urina, permanecendo a solução com a mesma coloração azul do reagentede Benedict, demonstrando a ausência de um índice significativo de açúcar ou de outras substâncias redutoras na urina.
Caso fosse confirmada á presença de glicose ou de qualquer outro tipo de substância redutora , haveria o aparecimento de uma coloração avermelhada, uma indicação de diabetes ou disfunção renal.
A coloração avermelhada advêm da reação entre o sulfato de cobre, constituinte doreagente de Benedict,a quente,que oxida substância redutoras, como a glicose transformado-a em ácido glicurônico ,reduzindo o íon cúprico a íon cuproso, tendo como produto, o hidróxido cuproso (amarelo) ou óxido cuproso (vermelho).
È necessário salientar que o meio precisa ser alcalino para que o sulfato se hidrolise liberando os íons de cobre, que formam complexos estáveis com o íon cúpricoe as duas cadeias pépticas adjacentes.
4.2.Método de Heller
Observou-se a formação de um anel de coloração ... que separava duas fases, sendo a superior de coloração amarela e a inferior incolor.
4.3.Tira de Reagentes ou “dipsticks” .
Foram obtidos os seguintes resultados para o teste:
-glicose: negativa
-Bilirrubina: moderada
-Corpos Cetônicos: negativo
-Densidade: 1,25
-pH: 6,5...
tracking img