Teste da chama usando queimadores a álcool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Universitária de Naviraí Curso de Química















TESTE DA CHAMA





















DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSOR: EUCLÉSIO SIMIONATTO
ACADÊMICOS: FÁTIMA RGM 16291; NETICIA RGM 17012; MORGANA RGM 27036; EDVALDO RGM 27021; CLEBER RGM 27014; VALDEIR RGM 24327


Naviraí-MS
Abril de 2012
SUMÁRIO

¨Página¨


1. INTRODUÇÃO.......................................................................................03




2. OBJETIVO...............................................................................................05




3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ...............................................06




1. Materiais e Reagentes..........................................................................06

2. Atividade Experimental: O Teste da Chama........................................06




4. RESULTADOS E DISCUSSÃO.............................................................09




5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................11




6.BIBLIOGRAFIA...................................................................................... 12






































1. INTRODUÇÃO


A Química é a ciência que estuda a matéria, logo as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Ela representa uma parte importante em todas asciências naturais, básicas e aplicadas.
Desta área do conhecimento, destaca-se o foco teórico-prático, (Bueno et al., 2004), cita que não havendo uma articulação entre os dois tipos de atividades, isto é, a teoria e a prática, os conteúdos não serão muito relevantes à formação do indivíduo ou contribuirão muito pouco ao desenvolvimento cognitivo deste.
Ao iniciar a fase prática no estudo daQuímica, dá-se preferência por um espaço adequado, um Laboratório de Química, neste estarão presentes ferramentas, utensílios, materiais e reagentes químicos, os quais organizadamente propiciam o desenvolvimento dos procedimentos práticos, de âmbito laboratorial. O conjunto destes itens propiciam o manuseio dos equipamentos para a realização da experimentação referente às diversas reaçõesquímicas, como por exemplo, o “teste da chama”, que envolve o utilização do bico de Bünsen.


1.1 Teste da Chama

Visto nos primórdios da humanidade como uma manifestação dos deuses, o fogo e as chamas vêm sendo utilizados pelo homem em seu benefício desde que este aprendeu a dominá-lo, primeiro para iluminação, aquecimento e para espantar animais, depois para cozinhar alimentos (GRACETTO,HIOKA e FILHO, p. 43, 2006).
A dominação do fogo pelo homem, foi um divisor de águas na estrutura organizacional da sociedade, haja visto que a era anterior ao domínio do fogo a humanidade vivia na era das trevas literalmente.
No mas o fogo pode ser definido como:
Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de materiais inflamáveis.É a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor, logo para que haja fogo é necessário que existam três elementos essenciais da combustão, que constituem o chamado "Triângulo da Combustão". São eles: combustível, calor e oxigênio comburente (FIOCRUZ).


Logo, na presença destes três fatores é possível a produção das chamas, a qual é alvo deestudo do presente trabalho/relatório, o qual tem adaptação para a queima de sais, esta situação denomina-se, o teste da chama.
Desde a invenção da pólvora negra no século IX pelos chineses, sabe-se que determinados materiais, quando queimados, produzem chamas coloridas. Foram, porém os italianos e alemães que, na Idade Média, deram mais cores e efeitos às chamas. Eles aprenderam a...
tracking img