Tesouraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
1 Controle e informações gerenciais 2 Planejamento de resultados 3 Sistema de orçamentos

1

1 Controle e Informações Gerenciais

Sistema de informações gerenciais
Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer subsídios ao processo de gestão de uma empresa.Dados => elementos potencialmente úteis em sua forma bruta, mas não têm valor imediato por si só, pois não transmitem idéia clara de determinado fato ou situação. Informações => resultado de dado ou conjunto de dados adequadamente processados para que o usuário final as compreenda e possa tomar decisões baseadas nelas. 2

1 Controle e Informações Gerenciais

Sistema de Contas a Pagar InterfaceSistema de Contas a Pagar

Sistema de Tesouraria

Processo de Contas a Pagar

Sistema de Tesouraria

Interface Sistema de Contabilidade

Sistema de Contabilidade

Sistemas tradicionais

Sistemas integrados

Figura 15.1 Fluxo de dados entre os sistemas de controle.

3

1 Controle e Informações Gerenciais

Funções de controladoria
A principal função do controlller é darsuporte à gestão dos negócios da empresa, para que esta atinja seus objetivos, por meio de informações gerenciais geradas em tempo hábil para tomada de decisões, a um custo razoável.
Sob a visão tradicional, o controller tem uma atitude passiva, pois consegue visualizar os diversos riscos da operação, mas a sua função é somente a de informá-los aos tomadores de decisões.
Pela visão moderna, ocontroller tem uma atitude mais ativa, pois ele pode influenciar os resultados da empresa, envolvendo-se em atividades estratégicas, procurando visualizar o futuro e 4 identificando novas oportunidades de negócios.

1 Controle e Informações Gerenciais

Orçamento empresarial
Orçamento empresarial é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos.

Oorçamento geral retrata a estratégia da empresa e evidencia, por meio de um conjunto integrado por orçamentos específicos, subdivididos em quadros (sub-orçamentos), onde estão refletidas quantitativamente as ações e políticas da empresa, relativas a determinados períodos futuros.
5

1 Controle e Informações Gerenciais

ORÇAMENTOS ESPECÍFICOS O orçamento geral de uma empresa industrial é formadobasicamente pelos seguintes orçamentos específicos:
a. orçamento de vendas; b. orçamento de produção; c. orçamento de matérias-primas; d. orçamento de mão-de-obra direta; e. orçamento de custos indiretos de fabricação; f. orçamento de custo de produção; g. orçamento de despesas gerais, administrativas e de vendas; h. orçamento de capital; i. orçamento de aplicações financeiras e financiamentos;j. orçamento de caixa; k. orçamento de resultado.

6

2 Planejamento de Resultados

Conceitos de planejamento
O planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados.

7

2 Planejamento de ResultadosPrincípios de planejamento
Os princípios de classificados em: gerais; e específicos. planejamento podem ser

8

2 Planejamento de Resultados

Princípios de planejamento
Princípios gerais de planejamento:
a. princípio da contribuição aos objetivos; b. princípio da precedência; c. princípio da maior penetração e abrangência; d. princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade.Princípios específicos de planejamento:
a. planejamento participativo; b. planejamento coordenado; c. planejamento integrado; d. planejamento permanente.

9

2 Planejamento de Resultados

Filosofias do planejamento
A maioria dos processos de planejamento envolve uma mistura dos três tipos de filosofias a seguir descritas, embora possa haver predominância de um deles, segundo Oliveira. a....
tracking img