Teslapet

1651 palavras 7 páginas
| TESLAPET ... e seus 80 000 V |
Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Pincelada teórica
Uma clássica Bobina de Tesla consiste de dois osciladores indutivo/capacitivo (LC), fracamente acoplados um ao outro. Um oscilador LC tem dois componentes elétricos principais, um indutor (que tem indutância, L, medida em henrys, H) e um capacitor (que tem capacitância, C, medida em farads, F).
Indutores são formados a partir de condutores elétricos (fios) enrolados em carretéis (com ou sem núcleos), também conhecidos como bobinas.
Capacitores consistem em dois ou mais condutores separados por um isolante (dielétrico).
Um indutor converte uma corrente elétrica (que tem intensidade, i, medida em amperes, A) em um campo de indução magnética (símbolo, B, medido em tesla, T) --- sim, em homenagem a Nikola Tesla, e vice versa, um campo de indução magnética em uma corrente elétrica.
Um capacitor converte corrente elétrica em campo elétrico (símbolo, E, medido em volts por metro, V/m), e vice versa, um campo elétrico em corrente elétrica.
Ambos os campo, magnético e elétrico, são formas de energia armazenadas (símbolos, Emag.e Eelet., medidas em joule, J). Quando um capacitor ´carregado´ (Eelet.= U.C2/2) é conectado a um indutor, uma corrente elétrica começará a fluir de uma placa do capacitor para a outra, através do indutor, originando ao redor deste um campo magnético crescente. Quando o campo elétrico no capacitor se esgota, a corrente para de circular e o campo magnético do indutor atinge seu valor máximo (Emag.= L.i2/2). Agora inicia-se o colapso do campo magnético, que induz um fluxo de corrente no indutor, no sentido contrário à corrente inicial. Esta nova corrente (agora de sentido oposto), origina no capacitor novo armazenamento de cargas e, portanto, um novo campo elétrico de sentido oposto ao primitivo.
Enquanto o indutor e o capacitor permanecem conectados, a energia do sistema (Eelet.= Emag.) irá oscilar entre o campo elétrico e o campo

Relacionados