Teses para uma geografia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TESES PARA UMA GEOGRAFIA DO TRABALHO

Ruy Moreira(


1. O trabalho é um tema permanente da geografia. Todavia, é total a ausência de sua explicitação conceitual e analítica nesse campo acadêmico.

2. Uma situação oposta ocorre com a sociologia, sendo uma tradição a sociologia do trabalho, dona de um corpus e um campo teóricoabsolutamente estabelecidos e demarcados na teoria sociológica.

3. Entre estes dois extremos, encontramos os demais campos acadêmicos, podendo-se falar de uma história do trabalho, uma economia do trabalho, uma antropologia do trabalho, uma psicologia do trabalho, um direito do trabalho, etc., nenhum dos quais indiferente ao tema do trabalho.

4. A sociologia do trabalho confunde-se inicialmente com asociologia da indústria, gênese que explica muito do seu perfil, temas e forma de envolvimento. A mesma origem deve haver para os demais campos acadêmicos, incluindo-se a geografia.

5. Importa perguntar o que seria (ou poderia ser) uma geografia do trabalho, seu perfil, seus temas, suas mediações teóricas, suas tarefas. O que supõe o estudo analítico da resposta que cada um dos campos acadêmicosdá a este rol de elenco epistêmico. Em particular, o que já tem havido disso na própria história intelectual da geografia.

6. Não se trata de criar mais uma geografia, mas de explicitar o modo como o tema do trabalho deve ser investigado neste âmbito, clarificando-se a forma como as categorias básicas da geografia (o que implica a explicitação delas) dão conta analítica do tema.

7. O perfilda sociologia do trabalho é variado: há sociologias do trabalho. A sociologia do trabalho alemã está centrada na teoria da sociedade do trabalho. A sociologia do trabalho francesa, na relação do trabalho. A sociologia do trabalho americana, na relação do trabalho na empresa. Particularmente proveitosa para subsidiar uma geografia do trabalho é a teoria da sociedade do trabalho da sociologia dotrabalho alemã.

8. Nos demais campos acadêmicos, o tema do trabalho é menos estrutural. Os eixos são mais tópicos, o enfoque menos global, voltando-se a atenção para um ponto específico: o trabalho como fator de produção, na economia do trabalho; as formas de relação social do trabalho nas diferentes sociedades no tempo, na história do trabalho; ou as formas da normatividade jurídica, no direitodo trabalho. Particularmente importantes para uma geografia do trabalho são a contribuição da escola da regulação, na economia do trabalho, e da teorização do mundo do trabalho, de Hobsbawm, e da regulação do trabalho pela disciplinarização do tempo, de J. P. Thompson, estas na história do trabalho.

9. Diferenciam-se, portanto, os perfis, os temas, as mediações, as formas de envolvimento,desses campos e correntes, uma pluralidade que seria salutar numa geografia do trabalho.

10. Uma pergunta que a todos atravessa é a continuidade da centralidade do trabalho hoje.

11. Importa ver ainda os autores e obras seminais cujas idéias são as que florescem como fontes de referência na obra dos estudiosos desses campos e correntes: Marx, Hanna Arendt, Durkheim, Weber. Bem como ainda, asreferências recentes: Offe, Habermas, Kurz.

12. Pierre George é, sem dúvida, a fonte mais realçante na referência bibliográfica da geografia. Até onde pode ser visto, é o único que propõe e usa a geografia do trabalho como nome e tema de intervenção analítica do trabalho na geografia. Trata-se, entretanto, mais de uma geografia do emprego e atividades de trabalho, que o que poderia tomar-se por umageografia do trabalho.

13. Dois são os planos postos para a análise do trabalho na geografia, nos mais diferentes geógrafos que lidaram com o tema: a relação homem-meio e a relação de organização espacial das sociedades. Em ambos planos, o trabalho aparece todavia como mediação, não como tema central.

14. No enfoque da relação homem-meio, o trabalho é visto como ato transformador, a ação...
tracking img