Tese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO ABC
Ana Paula Ferreira Azevedo Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco Associação Educacional Dom Bosco E-mail: apfazevedo@ig.com.br Josiane Bento Gouvêa Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco Associação Educacional Dom Bosco E-mail: josigouvea@bol.com.br Ualison Rébula de Oliveira(Orientador) Mestrado em Sistema de Gestão pela Qualidade Total Universidade Federal Sul Fluminense (UFF) E-mail: ualison@superig.com.br Resumo O objetivo da Contabilidade de Custos, ramo que estuda o custeio de um produto ou serviço, é identificar, mensurar e registrar transações econômicas realizadas por uma entidade que identifique diretamente o valor a ser atribuído a um produto ou serviço produzido ouexecutado pela mesma. Em linhas gerais, seu papel se depara na identificação de todos os seus consumos: materiais, mão-de-obra, equipamentos, serviços, etc, e seus respectivos valores, para que assim, se consiga atribuí-los ao produto ou serviço final. Esse artigo tem por finalidade, comparar dois dos mais conhecidos métodos de custeio: Custeio por Absorção e Custeio ABC (Activity Based Costing).Assim, nossa pesquisa veio contribuir para o conhecimento dessas duas ferramentas gerenciais e auxiliar na tomada de decisão. Palavras-chave Contabilidade, custos, absorção, atividade, eficiência. 1. Introdução A Contabilidade tem como um de seus objetivos a oferta de informações aos gerentes que possam auxiliar na tomada de decisões e que são indispensáveis para um bom funcionamento da empresa.Segundo Iudícibus e Marion (2000, p.19), “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões”.

III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET 2006

1

Nesse contexto, a contabilidade dispõe de informações sobre custos dos bens, mercadorias e/ou serviços, seja para uma empresa de atividade industrial, comercial ou de prestação de serviços. Paratanto, custos devem ser entendidos como um ramo da contabilidade que apura os valores da produção de bens, mercadorias e serviços com o intuito de se identificar os resultados e mensurações dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento. Conforme Martins (2003, p.21), “A preocupação primeira dos Contadores, Auditores e Fiscais foi a de fazer da Contabilidade de Custos umaforma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado”. Com a intenção de se comparar dois dos mais conhecidos métodos de custeios, nossa pesquisa veio trazer uma base para se melhor avaliar os métodos existentes em nossa realidade, bem como auxiliar no encaixe de um melhor desempenho econômico e financeiro, visto que as necessidades empresariais se refletem nummundo globalizado, de forte concorrência e como sendo elementar a redução de custos para conseqüente maximização do resultado. Nesse sentido, vamos caminhar ao encontro de informações obtidas através de pesquisas bibliográficas e apoio em Internet. 2. Custeio por Absorção Podemos definir custeio como um método de aprimoração de custos, e absorção como identificação desses custos, logo custeio porabsorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens produzidos. Este sistema de custeio surgiu por volta de 1920, seguindo o mérito derivado da aplicação dos princípios contábeis geralmente aceitos. É um método de custeio que apropria os custos diretos e indiretos aos produtos, e as despesas administrativas, de vendas e financeiras, como sendo do período. O sistema de custeio porabsorção pode ser com ou sem departamentalização. A seguir veremos o esquema de custeio por absorção sem departamentalização:

III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET 2006

2

FIGURA 1: Esquema de Custeio por Absorção, sem departamentalização:

Fonte: Martins (2000, p.62) No exemplo acima, podemos perceber que este esquema de custeio sem departamentalização passa por...
tracking img