Tese os filhos do paraiso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
a
Sistemas Operacionaais


Sistema Operacional é uma coleção de programas que:


Inicializa o hardware do computador
Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
Mantém a integridade de sistema



Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, epara que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários.

Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza(dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço.

Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários
Comunicação entre usuários e com outros computadores
Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade

Adicionalmente, o SO precisaria apresentara cada usuário uma interface que aceita, interpreta, e então executa comandos ou programas do usuário. Essa interface é comumente chamada de SHELL (=cápsula, manteremos o nome original em inglês) ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros sistemas poderiam ser gráficas, usandojanelas e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows95 ou X - Windows).


TIPOS DIRERENTES DE PROCSSAMENTOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas operacionais são divididos em categorias que definem as suas características. Sistemas modernos podem usar combinações de essas categorias descritas a seguir.


BATCH (em LOTE)
O tipo mais antigo de SO permite só um programa ser executado decada vez. O programa que é carregado no computador é executado completamente. Os dados usados pelo programa não podem ser modificados enquanto o programa está sendo executado. Qualquer erro no programa ou nos dados significa começar tudo novamente.


INTERATIVO
Esses permitem a modificação e entrada de dados ainda durante a execução do programa. Sistemas típicos são reservas de vôo aéreo elinguagens como BASIC.


TIME-SHARING/MULTI-USU?RIO
Esses SO compartilham o computador entre mais de um usuário, e adota técnicas de escalonamento preemptivo.


MULTI-TAREFAS
Mais de um processo pode ser executado concorrentemente. O processador é escalonado rapidamente entre os processos. Um usuário pode ter mais de um processo executado de cada vez.


TEMPO REAL
Principalmente usado emcontrole de processos, telecomunicações, etc. O SO monitora várias entradas que afetam a execução de processos, mudando os modelos de computadores do ambiente, e assim afetando as saídas, dentro de um período de tempo garantido (normalmente < 1 segundo).


MULTI-PROCESSAMENTO
Um computador que tem mais de um processador central dedicados na execução de processos.MS-DOS


No inicio dos anos 80, a IBM precisava de um sistema operacional para usar em sua nova linha de produtos, (PC´ s) de 16bits. A empresa contato então Bill Gates, que na época desenvolvia interpretadores para BASIC, Gates não possuia SO pronto e comprou os direitos do QDOS(posteriomente 86-DOS) da SPC e contratou para Microsoft,TIM PATERSON que havia desenvolvido o QDOS para a SPC, com algumas midificações no 86-DOS surgiu o MS-DOS(Microsoft Disk Operating System Disk) que rapidamente dominou o mercado de IBM-PC compatíveis.

O ponto que fez o grande sucesso do MS-DOS da Microsoft, foi o fato da venda do SO para os fabricantes de computadores com o objetivo de incorpora-lo a seus HARDWARE.

O MS-DOS deixou de...
tracking img