Tese mestrado Professora jesuane sobre Questões de coesão gramatical e lexical em textos dissertativo-argumentativos de alunos do ENEM

23151 palavras 93 páginas
Questões de coesão gramatical e lexical em textos dissertativo-argumentativos de alunos do ENEM

Jesuane Lucas de Freitas

Porto, Setembro de 2009

i

ii

Dissertação apresentada à Faculdade de Letras da
Universidade do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Linguística,

sob orientação da Professora Doutora

Fátima Silva.

iii

iv

AGRADECIMENTOS

Ao concluir mais esta etapa na minha caminhada pedagógica, percebi que algumas pessoas foram importantes e contribuíram para o meu crescimento. Talvez só agradecimento não seja suficiente para expressar a gratidão que tenho por estas pessoas que estiveram presentes na minha novela de formação e, principalmente, na minha vida.
Primeiramente, quero agradecer a DEUS, por estar sempre presente em todos os momentos da minha vida. Este DEUS a quem eu agradeço tem-me dado vida, saúde, alegria e força para eu conseguir concluir esta pesquisa.
Agradeço também ao Sadi Fernando Júnior, esposo querido, amoroso, compreensivo, que esteve e está sempre presente em todos os momentos da minha vida dando muita força e apoio.
Com certeza não poderia de deixar de agradecer à Doutora Fátima Silva pela sua paciência, competência, inteligência, dedicação e, principalmente, pela sua generosidade para com minha pessoa.

v

vi

RESUMO

Este estudo tem como objecto de análise o tratamento de algumas questões de coesão gramatical e lexical num conjunto de textos dissertativo-argumentativos realizados por alunos do Ensino Médio brasileiros no contexto dos exames do ENEM
(Exames Nacionais do Ensino Médio).
Tomando como ponto de partida o conceito de texto e os principais mecanismos que asseguram a sua coesão, analisamos (20) vinte redacções de alunos que participaram do exame do ENEM de 2008 e 2009, explorando, nesses textos, alguns problemas de coesão gramatical e lexical frequentes.
A partir da análise qualitativa e quantitativa realizada, colocamos a hipótese de que os alunos

Relacionados