Tese_Matematica

3532 palavras 15 páginas
Capítulo 1
Introdução

Neste capítulo apresentam-se as principais linhas orientadoras deste trabalho. Em particular, referem-se as motivações pessoais e profissionais que lhe deram origem, bem como a pertinência, propósitos e âmbito do estudo. Por fim, apresenta-se a estrutura do trabalho.
1. Motivações Pessoais e Profissionais

Desde cedo desejei ser professor de matemática. Lembro-me de, durante quase todo o meu percurso escolar, dizer: Um dia mais tarde o que quero mesmo fazer é “dar aulas”. Esta opinião foi criticada pelo meu núcleo de amigos e colegas, mas incessantemente a defendi, pois sempre senti uma apetência natural para lidar com os outros e uma preferência peculiar pela disciplina de matemática. A minha relação com esta disciplina foi sempre muito especial.
As dificuldades com que, por vezes, me confrontava não me faziam perder o gosto e a vontade de estudar matemática. Pelo contrário, constituíam um desafio. Foi nesta disciplina que mais investi ao longo de todo o meu percurso escolar e fi-lo sempre com imensa satisfação.
Muitas vezes me interroguei sobre a rejeição que os meus colegas tinham pela matemática e que eu, tantas vezes, em silêncio, questionava. Recordo-me de ajudar alguns deles e de estes me perguntarem: “mas como é que tu consegues perceber isso?”. Nessa altura nem eu próprio tinha consciência do que era compreender matemática.
Ao longo do meu percurso escolar, a matemática que me foi apresentada baseava-se num conjunto de regras e procedimentos que devia saber executar com destreza mesmo sem saber ao certo para que serviam. As aplicações da matemática eram quase inexistentes.
Fruto das circunstâncias da vida e, talvez, de uma errada orientação vocacional acabei por fazer opções que me conduziram ao ingresso num curso superior que nada tinha a ver com o ensino. Fiz uma licenciatura em Gestão de Empresas e no último ano do curso já me encontrava a exercer funções numa

Relacionados