Tescnicvas de negociação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Negociação: O Caminho do Sucesso
TRINDADE - O que é negociação? “Negociação é um negócio que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes” Nieremberg “o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido” Steele et alii “algo quepermite mudar a realidade e alcançar objetivo; uma forma de ir de um lugar a outro” Martinelli & Almeida “negociação é um fenômeno que está envolvido nas situações mais corriqueiras da vida”.
Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não negociação provem ser o meio superior de realizar algo.Negociação é um processo de atualização, revisão, realização de perguntas relevantes, proporcionando um aprendizado conjunto, com o objetivo de minimizar as diferenças na definição de valor.
A negociação é ainda o modo mais eficiente de conseguir algo que se deseja. Negocia-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativas envolvem a própria pessoa outerceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações.

A negociação é uma atividade que coloca frente a frente dois ou mais atores que, confrontados simultaneamente com divergência e com interdependência, optam por (ou consideram oportuno) encontrar voluntariamente uma solução mútua aceitável que lhespermita criar, manter e desenvolver (ainda que temporariamente) uma relação.
Christophe DUPONT Dalloz Gestion – 3ª edição, 1990.
Normalmente, quando se busca capacitação em negociação, pensa-se somente em capacitação individual. Alguns poucos, em equipe e, raramente ou nunca, em capacitação organizacional. Isto tem sido sempre assim em função de uma compreensão fragmentada da questão. Estavisão pode se constituir em grave erro, pois a capacidade de uma empresa, em termos de negociação, não depende apenas das capacidades individuais de seus negociadores. Negociadores excelentes, mas com condições organizacionais adversas, podem ter desempenhos medíocres e, o que é pior, serem responsabilizados por um desempenho, cujo fator determinante foi a baixa capacitação organizacional e nãoindividual. É neste sentido que se faz indispensável compreender o que venha a ser e qual a importância da capacitação organizacional em negociação. 
JOSÉ AUGUSTO WANDERLEY
CONSULTOR EM LIDERANÇA E NEGOCIAÇÃO
E AUTOR DO LIVRO NEGOCIAÇÃO TOTAL: ENCONTRANDO SOLUÇÕES, VENCENDO RESISTÊNCIAS, OBTENDO RESULTADOS.
Entende-se que com o aumento da concorrência, com a quantidade e variedade de produtos eserviços com preços mais baixos, as empresa são exigidas a se prepararem e a conhecerem melhor o mercado e a concorrência, e ter seus profissionais cada vez mais bem preparados.
Do exposto podemos analisar que muitas empresas não conseguem identificar o porquê de perder um cliente, ou deixar de vender um produto ou até mesmo introduzir novos. Devemos levar em conta também que, amaioria das redes está dificultando cada vez mais as negociações com empresas que se integraram ao programa do simples nacional, pois na maioria das vezes estas empresas não transferem ICMS, ou seja, seus clientes não se beneficiam do crédito. Também estão dando preferência a marcas conhecidas e já trabalhadas, com mídia e outros meios de merchandising, empresas de grande porte, com marketing agressivo,empresas que tem suas fábricas dentro do próprio estado.
Professor Alfredo Passos da ESPM em São Paulo – SP, artigo publicado em 25/09/2008.

RENATO - O grupo entende que negociação na mais é do que um processo primeiramente que necessita de dois interlocutores ou mais, tornando-se assim um ato bilateral a onde há um acordo que satisfaça desejavelmente aos dois lados. Compreendo essa...
tracking img