TerxaTema4Artigo4

3305 palavras 14 páginas
A PRESERVAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DO BACANGA A
PARTIR DE UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Maria do Perpetuo Socorro Soares Teixeira
CEFET, São Luís-MA, Brasil perpetuo@cefet-ma.br Antonia Maria Soares Teixeira
UEMA, São Luís-MA, Brasil, anmasoate@yahoo.com.br RESUMO: Os mecanismos tradicionais de controle e indução das atividades que impactam o meio ambiente, sociedade e a economia, revelam-se insuficientes para a promoção do desenvolvimento sustentável no atual contexto de uma sociedade dinâmica e globalizada. A adoção da Responsabilidade Social, pelas empresas e outras organizações, apresenta-se como uma possível ajuda na solução deste desafio. Com isso, as empresas começam a perceber o quão fundamental é o seu papel na elaboração e execução de ações, junto à sociedade, que provoquem as tão sonhadas mudanças e, desta maneira, unem-se a pesquisadores para a execução de trabalhos, em especial educativos, que promovam a preservação ambiental. O objetivo deste trabalho é a promoção da educação ambiental dos alunos pertencentes às escolas de ensino fundamental inseridas no Parque Estadual do Bacanga e em seu entorno, como uma via concreta para a preservação do Parque e a promoção do Desenvolvimento Sustentável.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Parque Estadual do Bacanga; Desenvolvimento
Sustentável.

1. Introdução

A população da ilha de São Luís, especialmente da capital, experimentou, a partir dos anos 70, um exacerbado crescimento, decorrente da ausência de perspectiva de ocupação da força de trabalho no meio rural, que, desde essa época, tem sido sacudido por um intenso processo de desorganização da estrutura fundiária e da pequena produção agrícola, base de sustentação da economia maranhense (FETAEMA, 2003).
Tal expansão, ocorrida sem qualquer planejamento, comprometeu a estrutura e o

funcionamento dos mais expressivos corpos d’água da rede hidrográfica da ilha.A Bacia do Rio Bacanga, uma das maiores áreas verdes do nosso estado, extremamente
importante

Relacionados

  • Ambiente
    24872 palavras | 100 páginas