terrrrrr

542 palavras 3 páginas
Introdução
O trabalho a seguir, tem por finalidade, identificar as dificuldades apresentadas no processo de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental, dando ênfase à informática com o estudo do Linux educacional 5.0.
A Informática se faz presente em nosso cotidiano e necessitamos utilizá-la constantemente de forma lógica e precisa ao longo de nossas vidas, não só apenas como aluno/professor, mais como uma essência ou instrumento fundamental em um mundo globalizado que requer uma sociedade tecnologicamente preparada que possam ingressar no mercado de trabalho tão exigente e competitivo. No entanto, percebe-se grandes dificuldades em, simplesmente, no manuseio no computador, bem como: hardware e software. Segundo pesquisa realizada em 2005 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, apenas 16,6% da população brasileira possui computador em casa e 55% da mesma população nunca utilizou um computador (BALBONI, 2005, p.3). A mesma pesquisa aponta que 68% da população brasileira nunca utilizou a Internet, porém dos que utilizaram 41% foi para atividades educacionais.

A utilização da computação no processo de ensino/aprendizagem pode fortalecer o aprendizado do aluno, pois oferece novas formas de ensino. Referenciando Freitas e Teles (2004): a computação conclui que “trazer para a Educação uma nova forma de pensar e realizar o aprendizado, muda o papel de educadores e estudantes”.
Mediante as dificuldades em ensinar e compreender uma disciplina tão importante quanto à informática, tivemos como objetivo trabalhar o presente artigo, de forma a qual possamos apontar fatores que interferem na relação ensino – aprendizagem e quais dificuldades influenciam no domínio e compreensão da tecnologia da informação nas práticas escolares. Para isso utilizaremos o Linux educacional, que é a distribuição do Linux criada, especificamente, para fins educacionais e instalado gratuitamente em espaços informatizados nas escolas públicas de todo o país.
A

Relacionados