Terrorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
ALINE BREDA COSTA
CARLOS ROBERTO RAIMAN MONDACA JUNIOR
RAFAEL CARDOSO DA SILVA
ROBERTH ARAUJO DE JESUS
LEANDRO SCIOLA

TERRORISMO

SÃO BERNARDO DO CAMPO
2011

Sumário

Introdução 3 4 5
Conceito Terrorismo 6 7
Terrorismo Islâmico 8 9 10 11 12
Terrorismo de Estado 13 14
Terrorismo Contemporâneo 15 16
Terrorismo no Brasil 17 18 19 20 21 22 23Tipos de Terrorismo 24
Terrorismo Cibernético 25 26 27 28
Perguntas e Respostas 29 30
Conclusão 31 32
Anexos 33 34
Bibliografia 35

INTRODUÇÃO

TERRORISMO

Definição Conforme definição do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, terrorismo é um tipo muito específico de violência, bastante sutil, apesar de o termo ser usado para definir outros tipos de violência consideradosinaceitáveis.
Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo no fim da década de 1960 e durante a década de 1970, o terrorismo era visto como parte de um contexto revolucionário. O uso do termo foi expandido para incluir grupos nacionalistas e étnico-separatistas fora do contexto colonial ou neocolonial, assim como organizações radicais e inteiramente motivadas por ideologia. A comunidade internacional –inclusive na esfera das Nações Unidas – considerava politicamente legítima as lutas pela autodeterminação dos povos, legitimando-se, portanto o uso da violência política por esses movimentos. Ações terroristas típicas incluem assassinatos, sequestros, explosões de bombas, matanças indiscriminadas, raptos, linchamentos. É uma estratégia política e não militar, e é levada a cabo por grupos que nãosão fortes o suficiente para efetuar ataques abertos, sendo utilizada em época de paz, conflito e guerra. A intenção mais comum do terrorismo é causar um estado de medo na população ou em setores específicos da população, com o objetivo de provocar num inimigo (ou seu governo) uma mudança de comportamento.

Definições de Terrorismo

Podemos, assim, dar as seguintes definições sucintas deterrorismo:

1) Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses (terrorismo físico).
2) Indução do medo por meio da divulgação de noticias em benefício próprio (terrorismo psicológico).
3) Recurso usado por governos ou grupos partidários para manipular uma população conforme seus interesses (terrorismo político).
4) Subjugar economicamente uma população por conveniência própria(terrorismo econômico).

História

O terrorismo tem sido registrado na História pelo menos desde a época dos antigos gregos. Antes do século XIX os terroristas poupavam os inocentes não envolvidos no conflito. Por exemplo, na Rússia quando os radicais tentavam depor o Czar Alexandre II, cancelaram várias ações porque iriam ferir mulheres, crianças, idosos ou outros inocentes. Nosúltimos dois séculos, entretanto, enquanto os Estados foram ficando cada vez mais burocratizados, a morte de apenas um líder político não causava as mudanças políticas desejadas, de modo que os terroristas passaram a usar métodos mais indiretos de causar ansiedade e perda de confiança no governo.
Em 1972, a temática do terrorismo foi inclusa pela primeira vez nos debates da Assembleia Geral dasNações Unidas. Os debates consagrou uma clivagem: de uma lado, o bloco ocidental advogava a repressão (enfoque jurídico); de outro, o Movimento dos Não-alinhados e os Estados comunistas defendiam a identificação e a eliminação de suas causas (enfoque político).
Em 1985, houve a primeira condenação do terrorismo por consenso: resolução 40/61 da Assembleia Geral das Nações Unidas. O enfoquejurídico passou a prevalecer. O terrorismo deixou de ser legitimado por motivações políticas quaisquer. Em 1994, a resolução 49/60 repudia o terrorismo e convoca os Estados à cooperação internacional. As causas políticas não são sequer mencionadas, um abandono total do enfoque político dos anos de 1970.
Na década de 1990, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adota a prática de apenas...
tracking img