Terrorismo nos estados unidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4020 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
unidosTerrorismo nos Estados Unidos

Bruna Fernanda Dantas de Mecenas

Aracaju
2012

Resumo

Muito se fala em terrorismo após os atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, quando dois aviões de passageiros atingiram o símbolo máximo do capitalismo ocidental, as torres do World Trade Center em Nova Iorque. Os ataques terroristas contra os EUA levaram ao conhecimento dopúblico um homem conhecido como Osama Bin Laden1, um saudita que lidera a facção terrorista Al Qaeda que, segundo as palavras de Osamatem por objetivo destruir o "grande SatãEstados Unidos da América
O colapso do símbolo do poder econômico estadunidense, foi como um espetáculo, um momento hollywoodiano, porém, infelizmente para alguns, real. A imprensa mundial mobilizou-se para transmitir ao vivotodas as notícias e imagens dos atentados, o desespero das pessoas que ali estavam no momento que os aviões atingiram os dois prédios em intervalo de minutos.
Para muitos, o terrorismo passou a se confundir com o Islã, com o povo muçulmano. Um simples homem com barba usando um turbante passou a caracterizar a figura de um terrorista. Isso mostra o poder de uma imagem, como a figura misteriosa deOsama Bin Laden pode confundir a capacidade de percepção e discernimento de muita gente.
Apesar de tantas notícias de atentados terroristas procedentes do Oriente Médio, é um erro imaginar que esta seja uma prática utilizada apenas por muçulmanosAlguns estudos históricos relatam práticas terroristas já no Império Romano, quando estes utilizavam da guerra punitiva ou destrutiva em suas campanhasde guerra.
Durante a Idade Média, os cavaleiros tinham permissão para a pilhagem e ataques contra inocentes sem poder de ataque ou de defesa, incluindo homens, mulheres e crianças. Mas, a palavra terrorismo foi usada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, quando o governo francês, visando a manutenção da máquina estatal, usou da força contra o povo revolucionário, dando assim a conotaçãopolítico/jurídica à palavra terrorismo.
Então, percebe-se que a palavra terrorismo não é em sua totalidtotalidade dirigida apenas aos muçulmanos ou a qualquer outro povo do Oriente Médio.
Quando se fala em terrorismo deve-se pensar também no continente americano, que apresentam indícios de formação de grupos terroristas e também da prática do terrorismo de Estado como ocorreu durante asditaduras militares de alguns países como Argentina, Brasil e Chile, quando militares tomaram o poder regulando de maneira ditatorial osdireitos e deveres do povo, usando da força e da violência contra qualquer um que estivesse contra a forma de governar dos oficiais do exército. Além dos Estados e dos governos grupos como o Tupac Amarú, Sendero Luminoso e FARC atuaram de maneira irregular e ilegal,porém, este é um tema que gera várias discussões quanto à classificação e caracterização destes eoutros grupos como terroristas ou guerrilheiros.

1.0 -Introdução

Segundo o dicionário de língua portuguesa Aurélio, terrorismo significa:
1. modo de coagir, ameaçar ou influenciar outras pessoas ou de impor-lhes a vontade pelo uso sistemático da força.
2. forma de ação política quecombate o poder estabelecido mediante o emprego da violência.
O FBI, departamento que investiga o crime organizado nos EUA define terrorismo como: "o uso ilegal da força ou violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou coagir um governo, uma população civil, ou qualquer segmento dela, em apoio a objetivos políticos ou sociais. "O governo do Reino Unido tem como definição de terrorismo "ouso da ameaça, com o propósito de avançar uma causa política, religiosa ou ideológica, de ação que envolve violência séria contra qualquer pessoa ou propriedade. "O Departamento de Estado dos EUA acredita que terrorismo é "a violência premeditada e politicamente motivada perpetrada contra alvos não-combatentes por grupos sub-nacionais ou agentes clandestinos, normalmente com a intenção de...
tracking img