TERRORISMO EM AEROPORTOS BRASILEIROS: RISCO OU UTOPIA?

4484 palavras 18 páginas
TERRORISMO EM AEROPORTOS BRASILEIROS: RISCO OU UTOPIA? (TERRORISM IN BRAZILIAN AIRPORTS: RISK OR UTOPIA?)

OMAR AYUB
Prof. do CEFET-SP e doutorando UNICAMP omar.omarayub@gmail.com JOÃO VIRGILIO MERIGHI
Prof. Dr. CEFET SP e Prof. Colaborador do programa de pós graduação da UNICAMP jmerighi@terra.com.br Grupo de Pesquisa CNPq “Aeroportos”

RESUMO
Este artigo apresenta, de forma objetiva, o perigo de um ataque terrorista a um aeroporto brasileiro. Mostra as deficiências que esse equipamento apresenta em relação à segurança.
Através do histórico de ataques terroristas no Brasil este artigo aponta para alguns caminhos a serem seguidos pela população brasileira, que deverá passar por um processo de mudança cultural e comportamental para atentar quanto aos perigos de um ataque terrorista, já que o Brasil vem se destacando no cenário mundial atraindo as mais diversas atenções e tornando-se de uma visibilidade bastante atraente para atuação dos mais diversos participantes desse processo.
Para a comunidade acadêmica, indica que esta deve sempre prever e analisar as reais possibilidades de um acontecimento e por isso estar sempre à frente dos fatos, garantindo dessa forma um modo de vida de maior tranqüilidade no que tange a ações preventivas e paliativas.
Mostra, ainda, as conseqüências nefastas que um ataque dessa natureza pode trazer à economia do país.
Sob o ponto de vista da prevenção e da administração de riscos toda a vulnerabilidade encontrada, em especial nos aeroportos, deverá ser repensada e re-analisada para se obter respostas cada vez mais rápidas frente a um, sempre presente e iminente, ataque terrorista.
PALAVRAS-CHAVE: aeroportos, terrorismo, impactos econômicos, backup.
ABSTRACT
This paper presents, in short words, the danger of a terrorist attack to a Brazilian airport. It shows the deficiencies that our system presents in terms of security.
Considering the description of terrorist attacks in Brazil, this article discuss some

Relacionados